VOLTAR

Eletricidade mais suja ofusca ganho de eficiência das empresas

O Globo, Ciência, p. 32
06 de Ago de 2013

Eletricidade mais suja ofusca ganho de eficiência das empresas
Consumo energético é menor, mas emissões aumentaram

Cláudio Motta

RIO - Mesmo empresas que conseguiram economizar energia acabaram emitindo mais gases do efeito estufa no ano passado em comparação com 2011. O resultado, que parece contraditório, pode ser explicado pela maior participação das fontes não renováveis de geração de eletricidade, principalmente o acionamento das termoelétricas.
Relatório divulgado na segunda-feira pelo Programa Brasileiro GHG Protocol - iniciativa voluntária de publicação de inventários de gases-estufa de 106 companhias - mostra redução média de 36% do consumo elétrico, mas as emissões passaram de 3,3 milhões para 4,8 milhões de tCO2e (toneladas de carbono equivalente, a unidade para medir as emissões).
- O fator de emissão da eletricidade é calculado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, refletindo a composição da matriz energética nacional. Portanto, foge ao controle das empresas, que acabaram emitindo mais consumindo menos eletricidade - disse Beatriz Kiss, coordenadora do Programa Brasileiro GHG Protocol. - Este resultado negativo acaba de certa maneira mascarando os esforços de redução de consumo. E o governo continua tomando decisões que diminuem a participação das fontes renováveis. Em 2012, 64% da matriz elétrica eram hidrelétrica. Há dez anos, superava os 80%.
Quando são consideradas as chamadas emissões diretas, e não apenas às relacionadas ao consumo de energia, as empresas totalizaram 71,6 milhões de tCO2e em 2012. Neste caso, porém, não foi possível fazer uma comparação com o ano anterior por causa da saída de uma grande empresa do programa.
Os relatórios das emissões de gases-estufa são publicados na internet, na página do Registro Público de Emissões (www.registropublicodeemissoes.com.br), a primeira plataforma do gênero criada no país. Além disso, a participação de empresas é crescente. No relatório de 2012, sempre com dados referentes ao ano anterior, havia 93 companhias, cujas emissões correspondiam a 10% do inventário nacional.
- O exemplo brasileiro foi considerado "benchmark" (referência) pelo World Resources Institute (WRI). Nós somos os únicos que publicamos os resultados numa plataforma on-line - comemorou Beatriz.
Criado há cinco anos, o objetivo do Programa Brasileiro é fazer com que as empresas publiquem seus inventários de gases-estufa. A iniciativa é fruto da parceria entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e o WRI, com apoio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Ministério do Meio Ambiente e do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

O Globo, 06/08/2013, Ciência, p. 32

http://oglobo.globo.com/ciencia/eletricidade-mais-suja-ofusca-ganho-de-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.