VOLTAR

Eleita nova direção da organização dos professores indígenas do Mato Grosso

Site da Funai-Brsília-DF
27 de Jan de 2005

Mais união entre os professores indígenas para fortalecimento da Educação Escolar Indígena foi o pedido do professor Edson Bakairi eleito com 172 votos, como novo presidente da Organização dos Professores Indígenas do Mato Grosso (OPRIMT). Duas chapas concorreram à eleição realizada no sábado, (22) no Campus de Barra do Bugres da Universidade Estadual do Mato Grosso.

Edson reuniu em sua chapa professores que representavam dez povos indígenas do Mato Grosso, uma de suas propostas é a aprovação pelo governo do estado de concurso público específico para professores indígenas e dar continuidade à organização procurando estruturá-la, pois entende que só uma organização forte pode mudar a situação da educação escolar indígena, principalmente nas aldeias, onde a precariedade das escolas é alarmante.

"É fundamental a inserção dos povos indígenas no processo de desenvolvimento. Ouvimos muito falar em autonomia, mas a autonomia só virá com a Educação, destacando a necessidade de deixar o discurso de lado e partir para a prática". Essa prática é o diálogo com as Secretarias Municipais e do Estado da Educação, além do próprio governador, finalizando alertou para a ênfase que se têm dado ao desenvolvimento agrícola, deixando em segundo plano a educação, pois ela é quem faz a diferença tanto para índios como não índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.