VOLTAR

Efeito estufa ameaça cadeia alimentar marinha

O Globo, Sociedade, p. 23
14 de Out de 2015

Efeito estufa ameaça cadeia alimentar marinha

RIO- Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, publicado na revista "Proceedings", da Academia Nacional de Ciências dos EUA, mostra que as emissões de gases do efeito estufa estão destruindo as cadeias alimentares marinhas. Pesca predatória e poluição nos oceanos também são responsáveis pelo dano. De acordo com a pesquisa, ecossistemas importantes podem ser extremamente prejudicados até 2050.
A destruição da cadeia alimentar seria fruto do aumento da temperatura dos oceanos, mas também do crescimento do índice de acidez das águas, características ocasionadas pela emissão de gases danosos e pela poluição dos mares. O estudo levou em conta 632 experimentos publicados sobre o tema, que analisaram desde as águas tropicais até oceanos do Ártico.
Segundo a pesquisa, a acidificação dos oceanos (que aumentou cerca de 30%), causada pela absorção de gás carbônico pela água, dificulta a vida de corais, ostras e outras criaturas marinhas, que não conseguem confeccionar as estruturas que precisam para viver, como conchas e cascas. Em paralelo a isso, o aumento na temperatura dos oceanos em até 1 Co desde a era pré- industrial tem modificado o habitat de seres marinhos e influenciado no comportamento dos peixes. Dessa forma, mesmo o aumento na oferta de plâncton não será suficiente para barrar os danos à cadeia alimentar dos oceanos.
"Há mais comida para pequenos herbívoros, como peixes, caracóis do mar e camarões, mas como o aquecimento tem conduzido as taxas de metabolismo, a taxa de crescimento desses animais está diminuindo. E menos presas disponíveis significa menos oportunidade para os carnívoros. É um efeito cascata na cadeia alimentar", explica o professor Ivan Nagelkerken, acrescentando:
"Em geral, descobrimos que há uma diminuição que há uma diminuição na diversidade das espécies independentemente do ecossistema. São impactos de larga escala, agravados quando combinamos o efeito do aquecimento com a acidificação."
Os pesquisadores destacam que já é possível observar os impactos do aquecimento global e da acidificação dos oceanos no comportamento dos animais marinhos. Além disso, os cientistas alertam que os danos na cadeia alimentar podem prejudicar famílias que vivem em regiões costeiras e dependem dos recursos do mar.
"Os efeitos estão acontecendo agora e serão agravados somente nos próximos 50 ou 100 anos. Já estamos vendo coisas estranhas como a invasão de águas temperadas por espécies de águas tropicais no sudeste da Austrália. No entanto, se reduzirmos fatores extras como a sobre pesca e a poluição, podemos dar uma melhor chance de adaptação das espécies às mudanças climáticas", finaliza Nagelkerken.

O Globo, 14/10/2015, Sociedade, p. 23

http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/caos-climatico-ameac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.