VOLTAR

Educação indígena é tema de livro

Site do ISA-Socioambiental.org-São Paulo-SP
06 de Ago de 2004

Lançada no final de julho, a publicação Educação Escolar Indígena em Terra Brasilis, tempo de novo descobrimento propõe reflexões sobre como está, na prática, o direito à educação garantido aos povos indígenas pela Constituição de 1988.

Publicado pelo Instituto Brasileiros de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Observatório da Cidadania, o livro está dividido em três capítulos. O primeiro, de autoria do professor José Ribamar Bessa Freire, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da UNI-Rio, faz um balanço histórico da relação dos povos indígenas com a escola. O antropólogo Luís Donisete Grupioni, da Universidade de São Paulo, aborda, no segundo capítulo, a atuação dos professores indígenas no período de 1980 a 2000.

Finalmente, as pesquisadoras e antropólogas do Instituto Socioambiental Marina Kahn e Marta Azevedo, do Instituto Socioambiental, discorrem sobre questões relacionadas com o processo de estruturação de escolas indígenas, desde a elaboração do Projeto Político Pedagógico com os índios, até o debate com as autoridades locais, revelando as fragilidades aí presentes.

O livro terá distribuição gratuita para professores e ONGs e os interessados podem se informar pelo telefone (21) 2509-0660, com Maurício ou Ana Cris.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.