VOLTAR

Educação foi o item da pauta de reivindicações das etnias indígenas

Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT
08 de Mai de 2003

O governador Blairo Maggi recebeu, no final da tarde desta quinta-feira (8), a representante nacional do Conselho Indígena, Chiquinha Parecis, juntamente com o presidente da Organização dos Profissionais Indígenas de Mato Grosso, Rony Azoinayce.

O objetivo da audiência foi entregar ao governador várias pautas de reivindicações. A maioria, relacionada com a situação da educação indígena no Estado.

Algumas das pautas discutidas foram: a situação das escolas indígenas no Estado, a implementação da Política da Educação Escolar Indígena, a criação da Escola Indígena, a formação de agentes de saúde, a criação da Superintendência de Educação Escolar Indígena, a continuidade do programa de formação do magistério e do ensino superior e a parceria entre os Estados, onde habitam povos indígenas, para o atendimento da educação escolar e outras ações.

Atualmente, há 200 índios cursando universidade. A primeira turma irá concluir os estudos ano que vem e o governador Blairo Maggi será o patrono da turma.

Os representantes das etnias que estiveram na audiência com o governador pleitearam o acréscimo de 50 vagas no programa de formação de ensino superior indígena. Este projeto é uma parceria entre a Funai e as secretarias de Estado de Educação dos municípios.

O governador afirmou que todas as reivindicações serão encaminhadas às pastas responsáveis. A representante do programa Qualificar da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, Rosamaria Ferreira de Carvalho, garantiu que todas as pautas de reivindicações, que forem de responsabilidade da pasta da Setec, serão analisadas e estudadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.