VOLTAR

Educação Ambiental é destaque na Semana Florestal na região Centro-Sul

IEF - www.ief.mg.gov.br
15 de Set de 2009

"Viva a vida, preserve o verde!", esse é o tema proposto pelo Escritório Regional Centro-Sul do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para comemorar a Semana Florestal 2009. As atividades focam principalmente a educação ambiental e acontecem entre os dias 21 e 27 no Parque Estadual Serra Verde (PESV) e nas cidades de Barbacena e em Belo Horizonte.

O PESV traz em sua programação uma gincana ambiental a ser trabalhada com três escolas situadas no entorno do Parque. No início da semana (21), a comunidade participará de uma coleta de lixo na Unidade. Depois da separação dos resíduos, os recicláveis serão utilizados nas atividades da gincana.

Segundo o gerente do Parque, André Portugal, a opção de trabalhar a Semana Florestal com as crianças e adolescentes das escolas se deu por ser um público presente na Unidade de Conservação. "Acredito que promover a educação ambiental dentro das escolas é importante porque alcança toda a comunidade. É uma forma de atingir a população, conscientizando e sensibilizando quanto à importância das árvores e a preservação do Parque", afirma Portugal.

Durante a gincana, será realizada a confecção de um equipamento ou escultura com o lixo coletado no parque em uma oficina de reciclagem. Haverá um concurso onde os alunos devem fazer uma frase e um desenho sobre o Parque, onde os ganhadores serão premiados no último dia da gincana. Os alunos envolvidos na Semana Florestal também realizarão um plantio de mudas em áreas do Parque como símbolo à preservação ambiental.

Além disso, durante toda a semana, a equipe do Serra Verde fará uma blitz ecológica na região. "Estaremos na portaria da obra da Cidade Administrativa para entregar brindes, incluindo o lixocar, e conscientizando os motoristas como importantes parceiros para a preservação do meio ambiente", ressalta o gerente.

As atividades em Barbacena acontecem no sábado (26) e contam com Mutirão para cercamento do terreno do Centro Comunitário Nossa Senhora das Dores, limpeza da área verde e da lagoa, apresentação de palestras e apresentação da Polícia Militar de Minas Gerais sobre animais peçonhentos.

O Núcleo Operacional de Belo Horizonte preparou ações incentivando a conservação do meio ambiente. Na quarta-feira (23), o Núcleo fará uma palestra sobre a importância das florestas e a importância da conscientização ambiental, na Escola Estadual Presidente Antônio Carlos. Durante a tarde, a avenida Nossa Senhora do Carmo, na região da Savassi, e a praça da Savassi contará com uma Blitz Ecológica para conscientização dos motoristas que receberão brindes da Semana Florestal e informações sobre a preservação do meio ambiente.

De acordo com o supervisor do Regional Centro-Sul, Cláudio Bastos, a ação tem como objetivo aproximar a sociedade das ações do IEF com orientações para um melhor envolvimento na utilização sustentável do meio ambiente. "Vejo as atividades com um caráter preventivo, que atinge vários públicos, multiplicando informações e ações tangíveis à população", afirma o supervisor.

Semana Florestal

As comemorações da Semana Florestal são promovidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e pretendem alertar as comunidades urbanas e rurais do Estado para a conservação das florestas e, conseqüentemente, da biodiversidade.

Além das unidades de atendimento do IEF, estarão envolvidas as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, escolas, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, organizações não governamentais, entre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.