VOLTAR

Ecoturismo caiu 40% no Amazonas em cinco anos, diz associação

D24/AM - www.d24am.com
17 de Out de 2010

O número de turistas que visitam o Amazonas com o objetivo de conhecer a Floresta Amazônica e praticar o chamado ecoturismo caiu 40% nos últimos cinco anos, passando de 80 mil visitantes anuais em 2005 para 48 mil neste ano, segundo o estudo "Diagnóstico da Hotelaria de Selva da Amazônia Brasileira", realizado pela Associação da Hotelaria de Selva da Amazônia Brasileira (AHS).

De acordo com o presidente executivo da associação, Sérgio Carvalho, a falta de investimentos em hotelaria de selva por parte do governo federal e da iniciativa privada contribuíram para o declínio na quantidade de turistas.

Segundo dados da AHS, o Amazonas possui 70 hotéis de selva, dispostos em 28 municípios. O gerente operacionaldo Amazon Jungle Palace, Felipe Simas, disse que, apesar do movimento ter diminuído nos últimos anos, o hotel ainda consegue uma taxa de ocupação que varia entre 60% e 90% dos 68 apartamentos na alta temporada do setor, nos meses de janeiro e fevereiro.

"No restante do ano, só recebemos hóspedes durante os finais de semana, que chegam a ocupar pouco mais da metade dos apartamentos. E a maioria dos nossos clientes que procuram por ecoturismo são norte-americanos e italianos", disse Felipe Simas. O Amazon Jungle Palace está localizado à margem esquerda do Rio Negro, próximo à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé e do Parque Estadual do Rio Negro, Setor Sul.

Natureza

Sérgio Carvalho disse que os turistas que visitam os Estados da Amazônia, em sua maioria, estão procurando atrativos longe dos centros populacionais. Mas, segundo ele, as políticas federais de incentivo ao desenvolvimento da hotelaria são focadas apenas nos empreendimentos urbanos.

"É só olhar o declínio no número de turistas para perceber que a atual política do governo federal, através do Ministério do Turismo, não está dando certo. Os hotéis de selva nem estão listados entre os empreendimentos que receberão investimentos para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016", diz.

Empregos

No Amazonas, o setor emprega diretamente 2.500 pessoas, entre os funcionários dos hotéis de selva e de embarcações de médio porte, navios e iates que funcionam como hotéis flutuantes. Juntos, os hotéis e as embarcações chegam a 5.000 apartamentos e podem acomodar aproximadamente 10 mil pessoas simultaneamente, conforme dados da AHS.

http://www.d24am.com/noticias/economia/ecoturismo-caiu-40-no-amazonas-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.