VOLTAR

Economia de água garante prêmio ao Hospital das Clínicas

OESP, Cidades, p. C8
19 de Nov de 2003

Economia de água garante prêmio ao Hospital das Clínicas
Consumo diminuiu 25% em 3 anos, mesmo com aumento no número de leitos

O Hospital das Clínicas venceu o prêmio Água e Cidade 2003 na categoria serviços, por ter conseguido economizar, nos últimos três anos, 25% de seu consumo com a aplicação de um programa de uso racional. O prêmio, que será entregue hoje no Centro de Convenções Pompéia São Camilo, é promovido pela organização não-governamental Água e Cidade, com sede em Curitiba.
O programa começou em 1996, quando o HC consumia 1,2 milhão de metros cúbicos. Hoje, o gasto caiu para 936.600 metros cúbicos, embora nesse período tenha aumentado em 29% o número de leitos. Além disso, houve crescimento de 65% no número de pacientes e de 25% em cirurgias. A quantidade de refeições e mamadeiras preparadas também foi ampliada.
O processo de conservação da água no hospital faz parte de uma cooperação técnica com a Sabesp, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Assim, o Programa de Uso Racional da Água (Pura) exigiu várias etapas: detecção e correção de vazamentos das redes externas do complexo hospitalar, correção dos vazamentos da rede interna e regulagem de válvulas dos sanitários, registros, torneiras e válvulas dos reservatórios.
Em outra etapa, foram substituídas as bacias sanitárias convencionais por bacias com volume de descarga reduzida e instalados dispositivos de redução de vazão e comandos hidráulicos de acionamento automático em torneiras e chuveiros. Também foram colocados hidrômetros individuais em prédios do complexo, por meio dos quais é possível gerenciar o consumo e descobrir vazamentos. (M.M.)

OESP, 19/11/2003, Cidades, p. C8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.