VOLTAR

A dúvida histórica

Revista Época (São Paulo - SP)
14 de Fev de 2000

Reportagem que versa sobre o destino indígena no contexto do quinto século desde o primeiro contato dessas populações com o homem branco. A dúvida lançada já nas primeiras linhas do texto é um questionamento que traça dois possíveis caminhos aos nativos das terras brasileiras: ou eles devem ser levados à convivência com os brancos ou devem ser deixados isolados em seus grupos, praticando seus ritos e costumes.
A reportagem também conta com uma linha do tempo que, de maneira breve, apresenta e explica alguns dos principais conflitos vividos por essas populações desde o ano de 1500 até 1910.
A nova estratégia de aproximação feita pela Funai, considerada uma corrida contra o tempo, é abordada. Expondo riscos e estratégias que deram errado, a reportagem demonstra a dificuldade de lidar com tal questão. O índio Marcos Terena comenta alguns conflitos indígenas e destaca o estado de invalidez ao qual estão submetidos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.