VOLTAR

Durante evento em Manaus, indígenas unem forças contra megaprojetos para a Amazônia

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/
Autor: Elaíze Farias
17 de Ago de 2011

Povos indígenas da Amazônia brasileira e de países vizinhos estão preocupados com empreendimentos que afetam suas terras

O cacique da etnia kayapó Raoni Txucurramãe espera contar com apoio de indígenas de países vizinhos do Brasil para lutar contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. O empreendimento abrange áreas do Pará e do Mato Grosso, onde vivem populações indígenas do Xingu.

Raoni participa em Manaus do Grande Encontro dos Povos - Saberes, Povos e Vida Plena em Harmonia com a Floresta, promovido pela Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica). O evento se encerra nesta quinta-feira (18).

"Estou muito satisfeito de saber que os povos da Amazônia estarão lutando contra a construção das barragens. Peruanos, equatorianos, bolivianos, colombianos estão aqui para se juntar a nós", disse Raoni, ao portal acrítica.com.

Conforme Raoni, principal liderança kaiapó e considerado um ícone no movimento indígena, a preocupação diante dos projetos do governo brasileiro nas terras indígenas é cada vez maior.

"Estamos brigando tanto pelo povos do Brasil quanto da Amazônia. Os brancos estão construindo barragens em todo o Brasil. Não queremos isso em Belo Monte", afirmou.

Documento

O equatoriano Tito Puanchir, da etnia shuar, contou que os indígenas estão muito preocupados com a construção de megaprojetos nas terras brasileiras e nos países vizinhos. Entre os projetos estão hidrelétricas e empreendimentos para exploração de petróleo e minério.

"Todos estes megaprojetos estão sendo realizados nas florestas e a maioria delas nas terras indígenas e proximidades. Os governos dos países em desenvolvimento buscam apenas capitalizar em cima das riquezas da Amazônia e não estão preocupados como isto vai afetar os povos indígenas. Por isso que, neste encontro,vamos apresentar propostas e tirar estratégias para enfrentar essa situação", disse.

O Grande Encontro dos Povos será encerrado nesta quinta-feira. Um documento com os encaminhamentos será divulgado após a conclusão.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Durante-Ma…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.