VOLTAR

DSEI/Vilhena leva atendimento odontológico aos índios Cinta Larga da aldeia Roosevelt (RO)

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
12 de Set de 2011

Começou hoje (12), na aldeia Roosevelt, localizada a 90 quilômetros de Espigão D'Oeste (RO), a segunda etapa do projeto Amigos do Sorriso. A iniciativa, promovida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Vilhena), levará a 272 índios da etnia Cinta Larga, atendimento odontológico e nutricional, consultas médicas e assistência farmacêutica.

Exibição de vídeos educativos para a prevenção de doenças bucais, aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene dental, escovação orientada e oficina para produção de porta escova com garrafa pet são algumas das atividades que serão realizadas durante o projeto. A população indígena receberá, ainda, orientação farmacêutica e participará de uma gincana com competição de arco e flecha, prova do fogo e jogos diversos. Como atividade complementar, haverá entrega e plantio de mudas de árvores frutíferas.

Odontólogos, médicos, educadores, nutricionistas e farmacêuticos que integram a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI/Vilhena, junto com as equipes do Programa Saúde da Família Indígena (PSFI), são os responsáveis pela execução das ações de saúde do projeto Amigos do Sorriso, que segue até sexta-feira (16).

O DSEI/Vilhena, cuja sede está localizada em Cacoal (RO), fica no interior do Estado de Rondônia e faz fronteira com a Bolívia. Para atender uma população de aproximadamente sete mil índios, em 165 aldeias distribuídas em 18 municípios, o DSEI/Vilhena conta com quatro Polos Base: Cacoal (RO), Vilhena (RO), Juína (MT) e Aripuana (MT). A população indígena local é formada por 16 etnias, entre elas Suruí, Cinta Larga, Nambikwara, Arara e Apurinã.

A primeira etapa do projeto Amigos do Sorriso foi realizada nos dias 08 a 12 de agosto de 2011, na aldeia 14 Gamir, situada no município de Cacoal.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.