VOLTAR

DSEI Tocantins promove capacitação para Conselheiros Locais

Secretaria Especial de Saúde Indígena/Ministério da Saúde - http://www.portalsaude.saude.gov.br
11 de fev de 2015

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins, em parceria com o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), deu início nesta quarta-feira (11) ao ciclo de capacitações para conselheiros Locais de Saúde Indígena. Neste momento, estão sendo capacitados 10 conselheiros das etnias Karajá-Xambioá e Karajá-Santana. Além deles, participam também do treinamento os presidentes dos Conselhos Locais das etnias: Apinajé, Javaé, Krahô, Kraô-Kanela e Xerente. A capacitação acontece no município de Santa Fé do Araguaia (TO) e segue até esta quinta-feira (12), compreendendo 16 horas de carga horária.

De acordo com a coordenadora do DSEI Tocantins, Ivaneizilia Ferreira Noleto, a realização da capacitação segue a risca o cumprimento de metas do Plano de Ação/2015 para o fortalecimento do Controle Social na saúde indígena. "Com a atuação cada vez mais qualificada dos nossos conselheiros, esperamos promover a melhoria da execução da política de atenção à saúde dos povos indígenas", destaca.

A importância de se investir na qualificação dos conselheiros locais e distritais de saúde indígena vem sendo pauta de constantes debates no Fórum de Presidentes dos Condisis (FPCondisi). Para Cleyton Oliveira Javaé, presidente do Condisi-Tocantins e membro da mesa diretora do FPCondisi, a melhoria da assistência integral à saúde dos povos indígenas passa necessariamente pelo fortalecimento do Controle Social. "E é o exercício do Ccontrole Social, junto à gestão, que vai implicar em resultados satisfatórios para os usuários do subsistema".

"No DSEI Tocantins, o trabalho articulado com o Controle Social tem sido uma prática constante, o que tem contribuído muito para os avanços conquistados. E estes avanços tendem a melhorar significativamente, na medida em que vamos melhorando a participação social dos usuários indígenas por meio das capacitações para conselheiros de saúde", ressalta Ivaineizília Noleto.

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secret…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.