VOLTAR

DSEI Parintins (AM) está sob nova coordenação

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
Autor: Jorge Alexandre Araújo
11 de Ago de 2011

Paula Cristina Rodrigues, especialista em gestão de projetos, assume a chefia do distrito. Desde maio, ela respondia como interina

O Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI) de Parintins (AM) está sob a coordenação da especialista em gestão de projetos Paula Cristina Rodrigues. A profissional, que estava à frente do DSEI há três meses de forma interina -, agora assume como titular do cargo. O DSEI é a unidade responsável pela administração dos serviços de saúde prestados à população indígena e integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, ligado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde.

"Essa nomeação faz parte de um processo de reestruturação de toda a secretaria. O nome de Paula Cristina foi escolhido para fortalecer a área de gestão naquele distrito, estratégico para a região", explica o secretário da Sesai, Antônio Alves de Souza.

O secretário informa que entre os pontos positivos da nova gestão está a consolidação do distrito como Unidade Gestora Autônoma (UGA). Com isso, o DSEI passou a ter autonomia para realizar licitações e compras e contratações emergenciais de alimentos, combustível e serviços de manutenção de frota e equipamentos.

"Essa autonomia financeira e administrativa nos dá força para agirmos de acordo com a especificidade da nossa área de abrangência. Por exemplo, temos dois processos de licitação em análise para a compra de alimentos por um ano. Antes, essa compra era feita de forma concentrada, por Brasília (DF)", explica Paula Rodrigues.

A transformação do DSEI em UGA é uma das principais reivindicações dos povos indígenas, pois possibilita que cada distrito tenha inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e profissionais treinados nas áreas de gestão e licitação, por exemplo.

REFORÇO - De acordo com a nova coordenadora, a atenção básica à saúde foi reorganizada. Com a redefinição do quadro de profissionais da Sesai, que prestam o atendimento nas áreas indígenas, o monitoramento e avaliação dos dados sobre os atendimentos prestados e a vigilância epidemiológica estão mais precisos. Paula Rodrigues lembra que as ações de vacinação estão em dia e o acompanhamento, tratamento e recuperação da saúde dos Sateré Maué e Hixkariana têm mais qualidade e estão mais eficientes. "Fizemos o recadastramento e atualização de sete dos onze Pólos-base do DSEI, o restante serão atualizados até setembro. Isso significa que além de levarmos à saúde até as aldeias, temos traçados claramente quais são as reais necessidades de cada população", destaca Paula Rodrigues.

AVANÇO - Uma antiga reivindicação das populações atendidas era a melhoria da Casai de Nhamundá. Por meio de uma parceria com a prefeitura da cidade, a hospedagem dos indígenas que precisam se descolar de suas aldeias para serem atendidos no hospital do município já é feita em um novo imóvel, com mais espaço e conforto para os indígenas. "Fizemos um contrato com a Prefeitura. Estamos transferindo os recursos para o pagamento de dois profissionais da área de saúde que fazem atendimento exclusivo à população indígena e, em contrapartida, o município arca com as despesas do aluguel da Casai Nhamundá.".

A capacitação e garantia da qualidade de trabalho dos profissionais também foram contempladas nas primeiras ações do DSEI. "O nosso maior desafio neste momento é completar o quadro de profissionais que são necessários para que atenção integral à saúde indígena plena. A expectativa é que seja chamado o restante dos profissionais que foram aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS)," comentou a gestora. Além disso, a frota veículos (barcos e automóveis) está sendo renovada, recuperada e regularizada e o planejamento estratégico para 2012 está em fase final de elaboração.

CONTROLE SOCIAL - Nos dias 9 e 10 de setembro, a Sesai promoverá as atividades da Reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) de Parintins, inclusive com a eleição de seu novo presidente. O papel do controle social é fiscalizar, acompanhar e supervisionar a política de atenção à saúde proposta pela Sesai.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.