VOLTAR

DSEI Interior Sul reúne lideranças Xoekleng em José Boiteux (SC)

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
Autor: Francisco Assul
13 de Fev de 2013

Na última quinta-feira (7), o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul realizou uma reunião com cerca de 80 lideranças Xoekleng, no município de José Boiteux, no interior de Santa Catarina. Junto com representantes do distrito estava o Gerente de Convênios da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Marcos Schaper, e o médico Antônio Carlos Zechinatti, responsável pelo setor de segurança no trabalho da instituição paulista.

O grupo foi recebido pelo Cacique Geral do povo Xoekleng, José Cuzum Ndili, que agradeceu a oportunidade para que as lideranças pudessem ter esclarecimentos sobre o andamento de processos licitatórios e obras do DSEI na região habitada por 2.600 índios.

O Coordenador Distrital do DSEI Interior Sul, Aparecido Geraldo da Costa afirmou que após um período de espera o DSEI começa a colher frutos de contratos firmados de maneira eficiente e duradoura.

"Os itens que estamos resolvendo são de forma definitiva, e após a fase de garantir os insumos básicos para trabalhar, vamos focar as nossas ações este ano no saneamento, cumprindo o que foi acordado no plano distrital", explicou o gestor.

O Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Interior Sul, Ilírio Roque Portela, destacou a necessidade de um bom diálogo entre as lideranças indígenas e os gestores da saúde indígena.

"Temos que documentar tudo para depois sabermos cobrar ponto a ponto. O DSEI também deve entender que os caciques devem ter autonomia para decidir alguns pontos do funcionamento do serviço nas aldeias, pois eles são autoridade nessa terra".

Proximidade

Marcos Schaper reforçou o tópico e lembrou as lideranças presentes que todas elas participaram do processo de seleção dos profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), já que a consulta aos indígenas foi uma forma de respeitar as determinações da convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O representante da SPDM disse também que 2013 será um ano de muitas parcerias entre a instituição e o Ministério da Saúde na capacitação dos profissionais do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

Sede

Durante a visita o coordenador distrital iniciou a busca por uma nova sede administrativa para o polo base de José Boiteux. A idéia é viabilizar um espaço adequado para os vários setores de atividade (saneamento, transporte, farmácia, controle social e administrativo).

Para José Ndili, é preciso alugar um imóvel condizente com a complexidade do atendimento na região, o que, na visão do cacique, contribuiria para elevar a autoestima do povo Xoekleng.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.