VOLTAR

DSEI Altamira promove capacitação de conselheiros de saúde

Secretaria Especial de Saude Indígena/Ministério da Saúde - http://www.portalsaude.saude.gov.br
26 de Fev de 2015

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Altamira, em parceria com o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi-Altamira), realizou entre os dias 23 e 25, mais um ciclo de capacitações para conselheiros Distritais de Saúde Indígena. A ação aconteceu no município de Altamira (PA) e contou com a presença de gestores, trabalhadores e usuários da saúde indígena. Participaram também como convidados o técnico do Controle Social da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Marcos Antônio da Silva Pádua, e a presidenta da Comissão de Profissionais da Saúde Indígena (COPSI), Carmem Pankararu.

De acordo com o coordenador do Dsei Altamira, Lindomar Carneiro da Silva, "a realização da capacitação é de suma importância para o fortalecimento das ações de saneamento, edificações e atenção à saúde sob a responsabilidade do Dsei". Segundo ele, ações como essas ajudam a favorecer o conhecimento de temas que fortalecem o controle social, promovendo debates visando à melhoria do trabalho, das ações desenvolvidas pelo DSEI e, sobretudo, com fins de melhorar a qualidade de vida das populações indígenas.

Para o presidente do Condisi Dsei Altamira, William Cesar Lopes Domingues (Uwira Xakriabá), a capacitação vem dar continuidade ao processo de formação contínua dos conselheiros de saúde indígena, agregando aos conselheiros distritais a excelência dos conhecimentos e a experiência de Carmem Pankararu e Marcos Pádua, que participaram da ação.

"Isso possibilita uma melhor atuação do controle social frente aos grandes desafios enfrentados na saúde indígena de nosso distrito, principalmente a partir da construção da UHE Belo Monte", destacou Uwira. Ainda segundo ele, "um dos pontos altos da capacitação foi a abordagem das dimensões institucional e política dos Conselhos desde a luta popular pela criação e efetivação do SUS".

Durante a capacitação, os conselheiros deliberaram pela revisão e atualização dos Regimentos Internos dos Conselhos Locais de Saúde Indígena (CLSI) e Condisi, bem como pela reestruturação dos Conselhos Locais de Saúde Indígena na abrangência do DSEI. Com isso, haverá uma diminuição no quantitativo de CLSI para o ano de 2016, bem como a criação de duas novas comissões, uma com o objetivo de revisar os regimentos e reestruturar os conselhos, e outra para acompanhar os condicionantes estabelecidos junto à Usina Hidroelétrica (UHE) Belo Monte.

Novo mandato
No último dia 25 foi realizado o processo eleitoral que reconduziu o presidente do Condisi, William Cesar Lopes Domingues Xacriabá, ao cargo e elegeu como o seu vice-presidente, Joaquim Ferreira Lima.

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secret…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.