VOLTAR

Draga parada preocupa moradores ribeirinhos de Itapetininga

G1 - http://g1.globo.com
01 de Abr de 2014

Máquina usada para desassoreamento está quebrada. Prefeitura afirma que trabalhos serão retomados nos próximos dias.

Moradores ribeirinhos de Itapetininga (SP) cobram da prefeitura a continuidade do serviço de limpeza de rios e córregos. Uma draga usada para fazer o desassoreamento está parada há várias semanas e o trabalho ainda não foi concluído. De acordo com a prefeitura, uma peça da máquina quebrou, por isso, a limpeza dos rios não tem sido feita.

Conforme mostra reportagem exibida nesta terça-feira (1o) pela TV TEM, a draga está parada às margens do córrego Ribeirão dos Cavalos. A pá está até mesmo tomada por mato devido à falta de uso.

A situação preocupa quem mora na região já que a draga deveria fazer a remoção de terra, lixo e entulho acumulados no leito. A não remoção desses materiais é um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente, os que passam pelas cidades já que o assoreamento dificulta a vazão da água, podendo provocar enchentes em período de chuva.

O carpinteiro Antônio Carlos Santos é morador da Vila Mazzei e conta que não vê movimentação do equipamento. "Já faz tempo que passo por aqui e vejo essa draga parada direto. Isso é uma falta de vergonha", opina.

O servente de pedreiro João Antônio Medeiros é outro morador do bairro e está indignado. Para ele, a situação trás prejuízos para a cidade. "Já era para a beira do ri estar limpa, mas nunca cumprem o serviço. Toda vez está estragado. O prefeito está pagando por uma coisa que não tem utilidade", diz.

Há quase dois meses, a situação foi mostrada na TV TEM e no G1. Na época, a máquina estava em funcionamento. A draga que foi emprestada à Prefeitura de Itapetininga pertence ao Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). O município é responsável apenas pelos custos com manutenção e funcionários. A prefeitura havia informado na ocasião que a previsão de término do trabalho era setembro.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a draga trabalhou por alguns dias e limpou 40 metros do ribeirão dos Cavalos, mas a lona de freio quebrou. A peça foi solicitada e, de acordo com a administração, deve chegar nos próximos dias. A prefeitura informou apenas que o trabalho retorna em breve, mas não disse a data exata.

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/04/draga…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.