VOLTAR

Documentário sobre a Cachoeira de Iauaretê é premiado

ISA
05 de Mar de 2007

O documentário "Iauaretê, Cachoeira das Onças" recebe nesta terça-feira em Quito, no Equador, o Grande Prêmio Anaconda 2006, que busca incentivar a produção de vídeos de temática indígena na América Latina e Caribe. Produzido pelo Projeto Vídeo nas Aldeias, o documentário é parte do dossiê que colaborou para o registro da localidade do rio Uaupés, no Alto Rio Negro, como patrimônio imaterial brasileiro em agosto de 2006.

O documentário Iauaretê, Cachoeira das Onças, de Vincent Carelli, da Vídeo nas Aldeias, receberá no próximo dia 6, terça-feira, o Grande Prêmio Anaconda 2006 em cerimônia a ser realizada em Quito, no Equador. O documentário constitui parte do dossiê que possibilitou o registro da Cachoeira de Iauaretê (ou das Onças) como patrimônio imaterial brasileiro pelo Ministério da Cultura, em agosto de 2006. Foi produzido em parceria com o ISA, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).

O vídeo de Vincent Carelli registra narrativas de lideranças Tariano e Tukano sobre as pedras e demais formações da Cachoeira de Iauaretê que têm significado fundamental de acordo com os mitos de origem dos povos indígenas que vivem na região de Iauaretê, distrito do município de São Gabriel da Cachoeira (AM), no extremo noroeste brasileiro, onde vivem cerca de quatro mil pessoas. As pedras que formam as corredeiras do rio Uaupés são especialmente importantes aos Tariano, uma das etnias mais numerosas do povoado. Saiba mais.

Além de registrar as narrativas, o documentário também retrata outras ações de valorização cultural promovidas pelos povos do Alto Rio Negro, como a reconstrução de uma grande maloca em Iauaretê e a marcante visita de um grupo de lideranças indígenas ao Museu do Índio, em Manaus, onde ele tenta reaver objetos, como enfeites e adornos, que foram retirados há décadas por missinários de suas comunidades. Tudo isso faz de "Iauaretê, Cachoeira das Onças um importante registro cultural destinado às futuras gerações.

O Prêmio Anaconda trata de vídeos produzidos na América Latina e Caribe com temática indígena, tendo recebido 37 inscrições para a edição de 2006. É parte do Programa de Apoio aos Povos Indígenas da Bacia Amazônica (Praia). O objetivo da premiação é incentivar a produção de material audiovisual sobre povos indígenas, a divulgação seus direitos, saberes e modos de vida para a sociedade em geral e contribuir para o fortalecimento das comunidades indígenas e de suas lutas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.