VOLTAR

Doação de energia do Norte é a maior desde 2006

O Globo, Negócios & Cia, p. 22
Autor: OLIVEIRA, Flávia
05 de Fev de 2014

Doação de energia do Norte é a maior desde 2006
Usinas da região "exportaram", só anteontem, 4.474 megawatts médios para sistemas Sudeste e Sul, onde falta chuva

Flávia Oliveira

A falta de luz em áreas de Sudeste, Sul e Centro- Oeste, ontem à tarde, foi consequência da dependência dessas regiões na energia gerada no Norte do país, neste verão de muito calor e pouca chuva. Desde 2005, as usinas do Norte, hidrelétrica de Tucuruí à frente, enviam energia para os estados do eixo Centro-Sul durante a estação. Por razões sazonais, os reservatórios do Norte estão cheios nesta época do ano. "O Norte exporta energia no início do ano. No 2o semestre, Tucuruí esvazia e a região se torna importadora", explica Hermes Chipp, diretor do ONS. Neste início de 2014, as exportações deram salto. Anteontem, véspera do apagão, o Norte transferiu 4.474 MW médios para outras regiões. Pesquisa de "Negócios&Cia" no site do órgão mostra que foi o maior nível de intercâmbio desde 2006. Ano passado, por exemplo, a doação de energia do Norte para o sistema interligado foi de 3.469 MWmed na primeira segunda-feira de fevereiro. Chipp garante que a causa do apagão não foi excesso de demanda. O ONS investiga defeito em equipamentos e causas externas. Não está descartada a hipótese de que um raio tenha provocado curto-circuito na rede de transmissão no Tocantins.

3.400 MEGAWATTS É a contribuição da hidrelétrica de Tucuruí, no Norte, ao sistema interligado. São 5% da carga. Com o fornecimento interrompido, as distribuidoras desligaram áreas consideradas não essenciais.

O Globo, 05/02/2014, Negócios & Cia, p. 22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.