VOLTAR

Doação alivia falta de estrutura dos feirantes indígenas

Jornal Dia Dia - http://www.jornaldiadia.com.br
26 de Jan de 2015

Feirantes indígenas, principalmente àqueles que vêm de aldeias distantes para vender seus produtos na Praça Oshiro Takemori - Feira Indígena, dormiam no chão. Eles ficam cerca de 15 dias longe de suas casas e dormem na praça, sem nenhum conforto.

Essa triste realidade foi amenizada recentemente (17/01), com a entrega de 40 colchões feita pela primeira-dama da Capital e presidente de honra do Fundo de Apoio à Comunidade - FAC, Andréia Olarte.

A reivindicação foi feita pela presidente da Associação da Feira Indígena, Vanda de Albuquerque, que agradeceu à primeira-dama pela atenção especial que vem dando, principalmente, às mulheres indígenas. Ela se declarou também grata ao prefeito Gilmar Olarte, que anunciou a revitalização da Praça Oshiro Takemori - Feira Indígena.

Segundo Vanda, essa foi a primeira vez que os feirantes receberam a visita de um prefeito e primeira-dama da Capital. "Acho tão bom o trabalho da primeira-dama e do prefeito. A gente nunca teve essa oportunidade de sentar com um prefeito e uma primeira-dama, como agora.

Isso faz com que nos sintamos valorizados, pois éramos muito esquecidos aqui", afirmou a presidente.

Um dos primeiros presidentes da Associação da Feira Indígena Eliseu Lili destacou que é a primeira vez, desde que a feira foi criada, há cerca de 30 anos, que uma primeira-dama de Campo Grande visita e realiza ação a favor dos feirantes indígenas. Ele ressaltou que Andréia Olarte demonstra ter um grande carinho pelas índias.

"Ela está mobilizando a Secretaria da Mulher para dar apoio às índias da feira. Isso é muito importante", avaliou Lili.

A atitude de Andréia Olarte de chegar à feira, abraçando as mulheres indígenas, tratando-as com respeito e carinho, disse Lili, é gratificante de ver. Ele considerou que a primeira-dama ao ajudar as mulheres da feira, está apoiando as famílias indígenas. "Pela primeira vez, alguém está olhando para as questões da Feira Indígena", comemorou.

Revitalização
Entre as obras que serão executadas pela Prefeitura visando melhor qualidade de vida dos feirantes e valorização turística, destacamos: colocação de telas nos quiosques; integração da Praça Oshiro Takemori ao Mercadão; construção de mais um quiosque para a venda de artesanatos; ampliação e reforma do prédio já existente na praça, que passará a ter dormitórios, banheiros, cozinha e depósito para armazenamento de produtos.

O projeto prevê ainda o cercamento de todo o complexo do Mercadão e praça para dar maior segurança aos usuários. Serão disponibilizados aos visitantes três acessos com pórticos contendo placas explicativas sobre o Mercadão, Feira Indígena e a Praça Oshiro Takemori.

http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=55125

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.