VOLTAR

Divulgado inventário sabre a vida marinha

O Globo, Ciência, p. 26
03 de Ago de 2010

Divulgado inventário sabre a vida marinha

Renato Grandelle

Os litorais do Japão e da Austrália apresentam a maior biodiversidade marinha do mundo, segundo inventário sobre a vida nos oceanos divulgado ontem pelo projeto Censo da Vida Marinha. Os cientistas envolvidos com o programa dividiram os mares em 25 zonas. O Ártico canadense e a Antártica estão na outra ponta, entre os territó¬rios com menor variedade de espécies - provavelmente por terem sido menos explorados por pesquisadores.
O Censo, que dedica-se à unificação de todos os dados ligados à vida marinha no planeta, catalogou cerca de 6 mil novas espécies em dez anos. Ao todo, o homem conhece aproximadamente 230 mil espécies que habitam os mares.
- Ainda é pouco, porque estima-se que existam 1 milhão de espécies nos oceanos - ressalta Patricia Miloslavich, coordenadora do Censo na América do Sul. - No Brasil são 9.101. Os grupos mais diversos, na ordem, são crustáceos, moluscos e peixes.
Em outubro, o Censo divulgará o balanço final de seus trabalhos, incluindo um catálogo com as espécies descobertas. Muitas habitam o fundo do mar, área pouco explorada até então por sua dificuldade de acesso e baixa luminosidade.

O Globo, 03/08/2010, Ciência, p. 26

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.