VOLTAR

Diretoria da Funasa visita Dsei em MG

Funasa - www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=116
09 de Fev de 2010

Na segunda-feira (08), representantes da presidência da Funasa visitaram o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) que atende ao município de Governador Valadares, em Minas Gerais. O objetivo foi verificar as condições e qualidade de atendimento oferecido e buscar a melhor maneira de atender as demandas provenientes das comunidades indígenas, que passam por casos de diarréia.

O diretor-executivo da Fundação, Faustino Lins; o diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai); Wanderley Guenka e o assessor de Comunicação, Domingos Xisto, estiveram com o coordenador regional da Funasa em Minas, Ronaldo Cerqueira, além do chefe do Dsei-MG/ES, Altino Barbosa, para elaborar as estratégias e ações de prevenção e controle da doença.

Entre as ações emergenciais está o início do funcionamento da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) para atender a demanda dos pacientes durante a crise de diarreia. Mesmo faltando alguns detalhes para o pleno funcionamento da unidade de saúde, ela já está à disposição dos pacientes, garantindo o atendimento.

Wanderley Guenka se mostrou sensibilizado com a situação do município, explicando que o Hospital Cura D'Ars recebe R$14 mil do Incentivo da Atenção Especializados para os povos Indígenas - IAEPI por mês, contabilizando R$ 168 mil por ano. No entanto, a Funasa se responsabiliza por todos os medicamentos, material médico-hospitalar, recursos humanos, gêneros alimentícios, material de limpeza, entre outros, buscando sempre o melhor atendimento à comunidade indígena.

Publicado em 09/02/2010 às 17h57.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.