VOLTAR

Direitos indígenas em discussão

Diário Amazônia - http://www.diariodaamazonia.com.br/
16 de Dez de 2010

Indígenas de oito etnias de Rondônia e do sul do Amazonas se reúnem no Centro de Formação Apoena Meirelles, no distrito do Riozinho, a 10 km de Cacoal, para discutirem políticas públicas para os povos da região Amazônica, no II Encontro Indígena dos corredores Tupi Mondé. Aproximadamente 70 indígenas participam do evento que começou na terça-feira e deve ser encerrado nesta sexta-feira.

Representante do Instituto Internacional de Educação do Brasil, sediado em Brasília, Funai, Coiab e de comunidades e associações indígenas de todo Estado e do Amazonas participam do evento, entre eles: Apurinãs, suruís, cintas largas, zorós, gaviões, araras, amondawas e Diahui (do sul do Amazonas). Entre os temas mais importantes a serem levantados e discutidos estão: o impacto de empreendimentos de grande porte nas áreas indígenas e alternativas de economia sustentável para as aldeias.

Demandas e estratégias

Segundo o representante dos povos indígenas suruís, Almir Suruí, que tem sido um ativista político importante dentro e fora do Brasil é importante discutir como fazer a gestão do território, compartilhamento com o governo e levar isso aos órgãos públicos que podem defender os direitos dos povos indígenas.

http://www.diariodaamazonia.com.br/diariodaamazonia
/index2.php?sec=News&id=7023

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.