VOLTAR

Direitos indígenas em debate com parlamentares

A Crítica-Manaus-AM
14 de Abr de 2002

Cerca de 100 lideranças indígenas vão participar em Manaus (AM), a partir de amanhã, da Semana dos Povos Indígenas - Direitos e Cidadania -, que se realizará até o dia 19, no Centro de Treinamento Padre José Anchieta (Cepan), na avenida Perimetral, próximo à Seduc, no Japiim II. Entre os convidados estarão presentes 15 parlamentares indígenas do Amazonas.

A semana, organizada pela Fundação Estadual de Política Indigenista do Amazonas (Fepi), órgão do Governo do Estado, em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI), Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Assembléia Legislativa do Estado do Amazona (ALE), terá como destaque cinco grupos de trabalho que vão discutir e elaborar documentos sobre questões tais como Saúde Indígena, Educação Indígena, Etnodesenvolvimento, Política e movimento indígena, Biodiversidade e Propriedade Intelectual. Um outro eixo de debate é o futuro do Estatuto das Sociedades Indígenas no Brasil.

Especialistas em Direito e lideranças indígenas vão discutir a partir de amanhã a proposta de Estatuto que está engavetada há uma década no Congresso Nacional.

Fotografias do profissional Sebastião Salgado, um dos mais fotógrafos temáticos do mundo, farão parte da amostra cultural, organizada pela Coiab para essa semana. A Exposição poderá ser conhecida a partir das 16h de hoje, no Cepan.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.