VOLTAR

Dirceu Longhi denuncia situação de indígenas em Brasília

Folha do MS - http://migre.me/cpve
23 de Nov de 2009

Preocupado com a gravidade das questões que envolvem os indígenas do Conesul do estado, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, o vereador Dirceu Longhi (PT), que foi o parlamentar mais votado na reserva indígena, esteve recentemente em Brasília, para entregar um dossiê sobre a situação de descaso como a falta de segurança, de infra-estrutura, a demora na Demarcação de Terras, a omissão em diversas questões por órgãos como a FUNAI regional, entre outras, para o Conselho Nacional de Direitos Humanos e para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal (CDHM).

De acordo com Dirceu neste dossiê continham vários documentos, feitos e assinados por lideranças indígenas de todo o Conesul, retratando a atual situação, matérias da imprensa regional e um ofício assinado por ele solicitando que o Comitê Indigenista do Conesul, que foi criado pelo Governo Federal com o intuito de combater a desnutrição nas aldeias do estado, seja reativado e venha averiguar a realidade dos indígenas e cobrar dos órgãos competentes ações imediatas. "Nossos índios estão numa situação alarmante, que é agravada com a tensão permanente com os proprietários rurais, que cada dia mais tem aumentado a contratação de seguranças privados, espero que o Comitê venha averiguar essas questões em nosso estado e que possa, de maneira eficaz e rápida, contribuir com melhorias para os povos indígenas", afirmou o vereador.

Após a entrega do dossiê, o vereador Dirceu, informou que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, se reuniu no dia 19 de novembro, para discutir a situação de conflitos que têm vitimizado indígenas no estado, a reunião teve a presença das lideranças indígenas do MS, Otoniel Ricardo e Alfredo Garay, parlamentares, representantes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, do Ministério Público Federal e Polícia Federal. "Acredito que após esta reunião, o Comitê deva visitar o estado para conferir pessoalmente a situação", ressaltou Dirceu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.