VOLTAR

Diocese de RR obrigada a paralisar assistência em saúde na Terra Yanomami

CCPY - Pró Yanomami - nº 91
Autor: Luis Fernando Pereira
01 de Abr de 2008

A Diocese de Roraima, responsável pelo atendimento de saúde aos cerca de 1.700 Yanomami da Missão Catrimani e Xitei, está desde outubro de 2007 sem receber os repasses de recursos da Funasa segundo convênio que mantém com esta fundação governamental. Impossibilitada de manter a assistência de saúde aos Yanomami por mais tempo e com recursos próprios, a Diocese suspendeu no final de março os trabalhos de assistência aos indígenas dessas regiões. Entretanto, uma pequena equipe de funcionários permanece em área para a continuidade de tratamentos a longo prazo e atendimento de emergências. Boa parte do trabalho está sendo mantida pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) yanomami.

Essa não é a primeira vez que conveniadas com a Funasa são obrigadas a suspender as atividades devido a problemas no repasse de verbas. Funcionários da FUB paralisaram em diversas ocasiões o trabalho por falta de pagamento de salários e compra de equipamentos e a organização Secoya, atual responsável pelo atendimento na maior parte da Terra Yanomami, foi obrigada a encerrar o atendimento durante quatro meses em 2007, o que levou ao óbito de três indígenas por falta de atendimento ( Ver Boletins 60 , 67 , 68 , 72 , 73 , 75 , 77 , 78 e 79 ).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.