VOLTAR

Dinheiro público paga festa eleitoral em Roraima

O Globo, O País, p. 5
12 de Mai de 2008

Dinheiro público paga festa eleitoral em Roraima
Governador dá brindes às mães

Evandro Éboli

A expensas dos cofres públicos, o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), promoveu uma verdadeira festa eleitoral fora de época, na manhã do último sábado. Num evento em homenagem ao Dia das Mães, que reuniu cerca de 15 mil mulheres no ginásio Vicente Feola, em Boa Vista, Anchieta distribuiu como brindes sombrinhas e redes de dormir, cantou Roberto Carlos no palanque, fez campanha para seu candidato à prefeito da capital e aproveitou para atacara demarcação da reserva Raposa Serra do Sol.
As mães-eleitoras ainda receberam transporte gratuito. O governo fretou dezenas de ônibus para buscá-las em vários bairros e até nas cidades próximas.
Com seu nome berrado pelo locutor oficial no microfone, Anchieta subiu ao palco cantarolando "Eu tenho tanto prá lhe falar, mas com palavras não sei dizer, como é grande meu amor por você", trecho de uma canção famosa de Roberto Carlos, dedicada às presentes. As arquibancadas do ginásio estavam lotadas, com centenas de pessoas do lado de fora.
A distribuição de brindes é uma tradição assistencialista local. Uma festa populista criada pelo ex-governador Ottomar Pinto (morto em dezembro) há quase 20 anos. Depois do discurso, o governador desceu à quadra e entregou pessoalmente os presentes.
Recentemente, Anchieta virou notícia ao ser o autor do questionamento no Supremo Tribunal Federal que suspendeu a ação da Polícia Federal para retirar os não-índios de Raposa Serra do Sol. A polêmica da demarcação da reserva também esteve no seu discurso no sábado.
- Os índios não precisam de mais terra, mas de dignidade, cidadania e respeito - disse.

O Globo, 12/05/2008, O País, p. 5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.