VOLTAR

'A dificuldade nossa ainda é a contenção da ocupação vertical', afirma

O Globo, Rio, p. 9
Autor: PAES, Eduardo
05 de Mai de 2015

'A dificuldade nossa ainda é a contenção da ocupação vertical', afirma

Eduardo Paes
Em entrevista ao GLOBO, prefeito diz que só com denúncias pode detectar início de construções ilegais
por Selma Schmidt

O senhor era secretário de Meio Ambiente quando o programa Ecolimites foi implantado. O que aconteceu que o projeto não deu certo e parte das favelas continuou a crescer?

Eu não estava na prefeitura quando o programa acabou, em 2004. Fui secretário só em 2001. Em 2002, fui ser candidato a deputado e só voltei como prefeito, em 2009.

Mas por que não deu certo?

Não acho que o programa não tenha dado certo. Ele cumpriu um papel. Agora, a gente evoluiu. Quando entrei na prefeitura, o Cesar Maia (ex-prefeito) já tinha começado a fazer as ortofotos (fotos aéreas), para acompanhar a expansão das comunidades e da cidade como um todo. A partir de 2009, passamos a fazer isso com mais frequência. Tivemos, inclusive, uma redução da área ocupada por favelas, de 2009 para cá.
O prefeito Eduardo Paes: 'Área ocupada por favelas diminuiu' - Pablo Jacob / Agência O Globo (06/02/2015)

Não faltou fiscalização, prefeito?

Não sei. Tem de perguntar para o prefeito anterior. Mas, desde que eu virei prefeito, a área de favelas diminuiu. O IPP (Instituto Pereira Passos) tem números, dados e fotos (de 2008 para 2013, a área ocupada por favelas diminuiu 2,16%).

O senhor fala da redução da área das favelas. Mas e a expansão vertical?

A dificuldade nossa ainda é a contenção da ocupação vertical.

Hoje a prefeitura trabalha com as ortofotos para detectar a expansão horizontal. Qual é a periodicidade dessas ortofotos?

Semestral ou anual.

Publicidade

Então não dá para detectar quando uma construção irregular começa a ser feita?

Aí só com denúncia, como as feitas através do WhatsApp do GLOBO. Não temos um satélite virado para a cidade o dia inteiro.

E os Pousos (Postos de Orientação Urbanística e Social), eles não detectam isso? Não estão nas favelas para isso?

Alguns detectam, mas não é um sistema ágil. Mesmo assim, a gente conseguiu diminuir, de 2009 para cá. Da mesma maneira que a gente tem muita dificuldade na Zona Sul. As pessoas vivem fazendo puxadinho. Só detectamos com denúncia. Está cheio de apartamento de rico na Zona Sul com puxadinho. Cobrem a varanda... A gente só tem como detectar com denúncia.

O senhor tem ideia de quanto custa um projeto para o controle efetivo das favelas?

Não é um problema de custo. A gente já estudou tecnologia. Tanto é que no meu governo a área de favelas diminuiu.

O Globo, 05/05/2015, Rio, p. 9

http://oglobo.globo.com/rio/a-dificuldade-nossa-ainda-a-contencao-da-oc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.