VOLTAR

Diarréia é a principal causa de morte nas aldeias

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Inara Silva
15 de Jun de 2005

Um levantamento da Pastoral da Criança nas aldeias indígenas de Dourados, no Sul do Estado, mostra que a principal causa de morte de crianças indígenas no município é a diarréia, o que representa 20% dos casos de mortes. A informação foi divulgada pela coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, em entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena.
A Pastoral tem um trabalho de atendimento às populações indígenas no município. A coordenadora afirmou que a diarréia pode estar relacionada com a falta de água nas aldeias. "As crianças morrem de sede", alertou Zilda Arns, que está em Dourados para conhecer Reserva Indígena que ganhou fama nacional por conta da alta mortalidade de crianças indígenas por desnutrição no início deste ano.
A segunda causa, segundo a coordenadora, é a pneumonia que é agravada pela desnutrição. A terceira maior causa está relacionada com os problemas de gestação e parto. "Temos que combater estas causas. A nutrição ajuda muito, mas sozinha não faz milagre", disse a coordenadora ao convocar a comunidade para que se mobilize e some esforços com a Pastoral, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a prefeitura de Dourados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.