VOLTAR

Diarreia ataca aldeia Maxacali Vale do Mucuri

Uai-Minas - http://tiny.cc/IgoiV
31 de Jan de 2010

Amanda Almeida - Estado de Minas

Patrick Pereira - O Imparcial Online

Publicação: 31/01/2010 08:59
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) enviou uma equipe médica e de técnicos de laboratório para o Vale do Mucuri, onde quatro crianças morreram devido a um surto de diarreia aguda na comunidade indígena maxacali, nos municípios de Santa Helena de Minas e Bertópolis. Em nota, Funasa informou também que a doença já levou aos hospitais da região 66 pessoas, sendo 57 crianças com menos de 5 anos. Os índios de outras faixas etárias que apresentaram os sintomas da doença não tiveram complicações.

No Hospital Cura D'Ars, em Machacalis, na mesma região, estão internadas 30 crianças com menos de 1 ano. Ontem, três delas estavam em estado gravíssimo e seriam removidas para Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Há pouco material para atendimento e o que é enviado pela Funasa não tem sido suficiente. Faltam fraldas, seringas e medicamentos. Na semana passada, dezenas de pacientes foram transferidos para Governador Valadares e Águas Formosas por falta de leitos.

O surto começou na aldeia Pradinho, em Bertópoilis, e agora afeta Água Boa, em Santa Helena de Minas. A situação piorou há 10 dias, quando a pediatria do hospital chegou receber 90 pessoas. Exames de fezes constataram apenas verminoses nas crianças. Para esta semana, são aguardados os exames da água consumida pelos índios na aldeia.

Nutrição

Na sexta-feira, a Funasa enviou um médico e uma enfermeira a Machacalis para e organizar do serviço. O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai enviar 600 cestas básicas para fortalecer ações de saúde e de segurança alimentar. A Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde vai mandar 10 mil unidades de sais para reidratação oral.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.