VOLTAR

Diante de greve, Funasa diz que já pagou Missão Caiuá

MS Notícias - http://www.msnoticias.com.br/
17 de Dez de 2010

A Fundação Nacional de Saúde através da Superintendência Estadual de Mato Grosso do Sul (FUNASA/SUEST-MS), esclarece que efetuou ontem (16/11) o depósito através de Ordem Bancária no valor de R$ 900 mil para pagamento dos salários de novembro, à Organização não Governamental (ONG) Missão Evangélica Caiuá, responsável pelos funcionários que atuam na saúde indígena das 75 aldeias em Mato Grosso do Sul.

A FUNASA esclarece ainda que desde a criação da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), regulamentada pelos Decretos 7.335 e 7.336, ambos de 19/10/2010, assinados pelo Presidente Lula; foram transferidas as ações da Saúde Indígena ao Ministério da Saúde, através de três subdivisões de áreas: Departamento de Gestão de Saúde Indígena, Departamento de Atenção à Saúde Indígena e Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Em Mato Grosso do Sul o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (SESAI/DSEI-MS) é o servidor Nelson Carmelo Olazar, responsável pela coordenação da assistência básica à saúde dos 68 mil índios, de oito diferentes etnias que residem em 26 municípios do Estado.

O Superintendente Estadual da FUNASA em Mato Grosso do Sul, Flavio Britto Neto, destacou que "Até o mês de Abril, de acordo com o Decreto, a FUNASA continuará dando suporte burocrático necessário para a transição das ações de atenção à saúde indígena ao Ministério da Saúde, sem prejuízo aos 68 mil indígenas de nosso Estado, entretanto, o que se refere à atenção integral à saúde prestada pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, até então pela Funasa, (médicos, enfermeiros, odontólogos, medicamentos, nutricionistas, agentes indígenas de saúde, psicólogos, assistentes sociais) são de responsabilidade da SESAI, mas não mediremos esforços para equacionar da melhor forma todos os problemas que por ventura surgirem", concluiu Flavio Britto.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=54320

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.