VOLTAR

Diálogo intercultural desarma a intolerância

Diário de Canoas- http://www.diariodecanoas.com.br
23 de Jul de 2016

Conhecer outras culturas é também aprender sobre si mesmo, é enxergar no outro uma oportunidade de ver o mundo sob diferentes perspectivas, é um exercício que pede tolerância. Tolerante, define o Dicionário Aurélio, é aquele que admite e respeita opiniões contrárias a sua. Mas a troca de conhecimento, o aprendizado e a convivência só acontecem quando há o respeito ativo. "Não apenas suportar, mas ir de encontro ao outro para ver o que ele tem de bom", define o professor Alfredo Culleton, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Dentro desta premissa, há 12 anos a Universidade Feevale atua junto à Comunidade Kaingang Por Fi Ga, em São Leopoldo, através do Projeto Múltiplas Leituras: povos indígenas e interculturalidade. Além de mediar a resolução de demandas da aldeia em diferentes áreas, a iniciativa incentiva a valorização da cultura, o combate ao preconceito e dissemina políticas afirmativas.

"Atualmente, a necessidade maior é fortalecer a escola, ter uma direção indígena. Estamos buscando caminhos para tentar solucionar isso sem infringir a legislação, mas encontrar alternativas que respeitem o direito maior, que é o direito à diferenciação cultural", comenta a professora de História Inês Caroline Reichert, líder do projeto.

O cacique Antônio dos Santos acredita que o trabalho tem avançado tanto para a tribo quanto para a universidade. "Até agora, eles se preocuparam por nós, no geral deveria ser assim", diz. Para Santos, preservar as tradições indígenas é o foco principal, para que o idioma e os hábitos não se percam. "Hoje ficou numa lenda, ficou numa história, mas esta história continua sendo viva, essa lenda tem que continuar viva, para que a gente venha reforçar para nossos jovens para que venham crescer em cima do que a gente é", enfatiza.

http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2016/07/noticias/regiao/3676…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.