VOLTAR

Dia Nacional do Cerrado é celebrado e chama atenção para proteção

360 Graus - http://360graus.terra.com.br
10 de set de 2014

No dia 11 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Cerrado. Ao todo, o cerrado ocupa 20% do país, fazendo-se presente em 13 estados brasileiros. Para proteger o que resta do cerrado no Estado de São Paulo, foram criados parques estaduais, como o Juquery, Furnas do Bom Jesus (PEFBJ) e Vassununga (PEV). A data surgiu em 2003 como forma de incentivar a preservação deste que é o segundo maior bioma do Brasil.

Dentro do cerrado, existem muitas espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem nesse ambiente. Entre as espécies da fauna, destacam-se o lobo-guará, o tamanduá bandeira e a seriema, animal símbolo do Parque Estadual Juquery (PEJ).

O cerrado é um dos mais ameaçados biomas no Brasil e no estado. Estima-se que existam mais de 10.000 espécies de plantas, muitas delas exclusivas desse bioma. A maioria dessas plantas possui ocorrência restrita a poucas localidades, o que faz com que sejam muito vulneráveis à extinção. Por isso, a necessidade do cerrado ser protegido por meio de Unidades de Conservação, tanto públicas como particulares, para que a sua biodiversidade e processos evolutivos sejam conservados.

Características e Exploração

A origem do nome cerrado vem do espanhol e significa "fechado". É uma vegetação que se caracteriza por estar submetida a condições ambientais severas: fogo periódico, longa estação seca e solos inférteis e tóxicos. Por causa dessas condições ambientais, suas árvores são raquíticas, tortuosas, com casca grossa e rugosa, folhas verdes e espessas, distribuídas de forma esparsa, o que forma a típica paisagem do bioma.

Este ambiente é formado por dois componentes considerados opostos: as ervas e as gramíneas, e as árvores e os arbustos. Ambos competem pela luz do sol. Quando um componente predomina, o outro fica mais raro. Assim, o cerrado é formado por um gradiente que vai do campo limpo (formado por ervas e gramíneas), passando pelo cerrado sensu stricto (composto tanto por ervas e gramíneas, quanto por árvores e arbustos esparsos), até o cerradão, composto apenas por árvores.

O Cerrado começou a ser mais explorado e consumido na década de 50, por conta da agricultura e agropecuária. Como resultado desta ação, hoje encontramos menos da metade do Bioma no Brasil, sendo que o restante está muito fragmentando.

Veja de perto!

Quer conhecer o cerrado no Estado de São Paulo? Selecionamos três parques estaduais que protegem o bioma e possuem atrativos ao visitante:

Parque Estadual Juquery (PEJ)

O PEJ possui uma grande importância para a conservação do Cerrado, pois abriga o último remanescente do bioma preservado na região metropolitana de São Paulo. Dentro do Parque o visitante encontra espécies de animais como o tucano-toco, sagui, teiú, a seriema, entre outros. Além da diversidade de espécies de plantas como o ipê amarelo, cedro, pequi, e yu-keru, planta que deu nome ao Parque por ser encontrada facilmente.

Serviço

Rua Miguel Segundo Lerussi, s/no - Parque Industrial - Franco da Rocha/SP. Visitação funciona de terça-feira a domingo das 8h às 17h. Entrada franca. Para saber mais entre em contato no telefone (11) 4449-5545.

Parque Estadual Furnas do Bom Jesus (PEFBJ) O PEFBJ concentra uma extensa área de mais de 2 mil hectares. Dentro dele, o visitante encontra atrativos naturais, como trilhas, cachoeiras e mirante. O Parque chama atenção por possuir atrativos histórico-culturais.

Serviço

Avenida Orestes Quércia, km 07 - Pedregulho/SP. Visitação aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h, somente por agendamento. Entrada é franca. Para mais informações entre em contato pelo telefone (16) 3171-1118. http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-furnas-do-bom-jesus/

Parque Estadual Vassunga (PEV)

Como principal atrativo, o Parque abriga a maior concentração de indivíduos de espécie jequitibá-rosa, além de proteger espécies ameaçadas de extinção como o cedro do brejo e o palmito-juçara.

Serviço

Rodovia Anhanguera SP 330, Km 245 - Santa Rita do Passo Quatro/SP. Visitação funciona de terça-feira a domingo das 9h às 17h. Entrada frfanca. Para mais informações entre em contato pelo e-mail pe.vassununga@fflorestal.sp.gov.br http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-vassununga/

http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=37108&action=news

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.