VOLTAR

Dia do Índio terá Selo Villas Bôas

Site da Funai
01 de Abr de 2004

A Fundação Nacional do Índio e a Empresa Brasileira de Correios Telégrafos (ECT) lançarão o Selo Orlando Villas Bôas, no dia 19 de abril, por ocasião das comemorações da Semana do Índio. A criação do Selo Comemorativo para o Sertanista Orlando Villas Bôas era um desejo do presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, como forma de demonstrar o reconhecimento da Funai ao seu trabalho em defesa da causa indígena. O indigenista foi responsável, entre outras obras, pela demarcação e instalação do Parque Indígena do Xingu, onde vivem hoje quatro mil habitantes de 14 etnias, numa área de 2,8 milhões de hectares.

Para o presidente da Funai, Villas Bôas é um dos patrimônios mais importantes do povo e da cultura brasileira. "A Funai está muito feliz pela produção desse selo e por todas as homenagens que possam ser feitas ao nosso Orlando", destacou Mércio. Acrescentou que a homenagem que estará sendo feita pela ECT demonstra também o interesse da sociedade brasileira na questão indígena e o reconhecimento à figura humanista que foi Orlando Villas Bôas.

Realizações - Os Correios, além do selo comemorativo, lançarão a Mala Filatélica Orlando Villas Bôas, ligando São Paulo (SP) a São José do Xingu (MT), cujo percurso abrangerá as cidades que mais marcaram o trabalho e a vida de Orlando Villas Bôas, no contexto de suas origens, vida e obra. Especialmente Santa Cruz do Rio Pardo (SP), onde nasceu, e Cuiabá e São José do Xingu (MT), regiões nas quais passou a maior parte de sua vida com os irmãos Leonardo e Cláudio lutando para assegurar a integridade física e cultural dos índios.

Orlando Villas Bôas acreditava que o Estado devia proteger os índios da ocupação indiscriminada de suas terras. O seu sonho se materializou com a criação, em 1961, do Parque Nacional do Xingu, depois transformado em Parque Indígena do Xingu. Seu trabalho foi reconhecido e por ele recebeu muitos prêmios. Entre outros, destacam-se a Medalha Grau Cavaleiro da Ordem do Mérito do Trabalho, a Medalha Grau Oficial da Ordem Rio Branco, a Medalha de Direitos Humanos e a Medalha Santos Dumont.

O Selo Villas Bôas, além de ser uma homenagem da Funai, é de todos que abraçam a causa indígena, conforme Mércio Pereira Gomes. Mostrará a todos os brasileiros a figura do grande indigenista que puxou para si a tarefa que seria de todos os brasileiros: a defesa dos direitos dos povos indígenas", enfatizou o presidente da Funai.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.