VOLTAR

Dia do Índio será comemorado com festa na Casai

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=59895
13 de Abr de 2009

A Casa de Apoio a Saúde do Índio (Casai) de Roraima estará em festa a partir desta terça-feira, dia 14, em comemoração ao Dia do Índio. Segundo a irmã Hercilia Stingher, diretora da unidade de saúde que é mantida pela Funasa, a programação deste ano será bem diversificada e se estenderá até o dia 17, na sexta-feira.

Entre as ações que serão desenvolvidas durante a Semana do Índio, haverá danças, apresentações culturais, artesanato, gincanas culturais e comidas típicas, além de vídeos e palestras sobre os cuidados com a higiene bucal, cuidados com a beleza e a auto-estima e ações previdenciárias dos indígenas.

De acordo com a programação elaborada, na abertura das festividades às 8h de terça, os índios macuxis e wapixanas receberão as autoridades com a tradicional dança parixara e defumações e os yanomamis com danças e artesanato.

Na seqüência será mostrado um vídeo e proferida palestra sobre saúde bucal, visita as mesas de artesanato indígena e uma escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor pelos acadêmicos do curso de Odontologia da Faculdade Cathedral.

Na quarta-feira, dia 15, haverá uma palestra às 8h sobre o Dia do Índio, proferida pelo presidente do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Dionito José de Souza. Na seqüência haverá corte de cabelo, ações de beleza e auto-estima, por todo o dia.

No dia 16, quinta-feira, às 9h, a Assistência Social do INSS vai falar sobre a Socialização Previdenciária, palestra com a assistente Célia Maria Bezerra. No período da tarde, das 15 às 17h, haverá exibição de filmes sobre a cultura indígena.

Na sexta-feira, dia 17, data do encerramento da festa, às 8h haverá apresentação de danças culturais de todas as etnias que se fazem presentes na Casai na recepção ao coordenador regional da Funasa, Marcelo Lopes; prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio; presidente da Hutukara Associação Yanomami, Davi Yanomami Kopenaua e do coordenador do CIR, Dionito José de Souza.
Na seqüência começam os jogos da gincana entre os indígenas, com a subida no pau de sebo; corrida do limão na colher, corrida do saco, flecha ao alvo, futebol e degustação de comidas típicas.

No período da tarde, às 15h, será celebrada a missa em Ação de Graças pelo padre Ronaldo. "Comemorar o Dia do Índio é muito significante para nós e para a história de nosso País, na qual demonstramos dos povos indígenas pela nação brasileira, ressaltando a contribuição cultural que se faz presente na língua, nos hábitos e nos costumes do povo brasileiro", disse a irmã Auristela.

Para o coordenador da Funasa em Roraima, Marcelo Lopes, as comemorações da data mostram a interatividade entre as diversas culturas indígenas que a Casai de Roraima proporciona transformando num grande caldeirão cultural.

"Na verdade, além de cuidar bem da saúde dos povos indígenas, a Casai de Roraima nos proporciona a oportunidade de ver um grande encontro de tradições culturais indígenas de todas as etnias que formam nosso Estado, tais como Macuxi, Yanomami, Wapixana, Ye'kuana, Wai-wai, Xiriana, Xirixana, Taurepang, Ingaricó, dentre outras, e ainda indígenas da Venezuela e da Guiana", lembrou o coordenador.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.