VOLTAR

Dia do Índio poderá ter manifestações

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
19 de Abr de 2004

Durante o final de semana, a reportagem da Folha procurou representantes das entidades que militam com a causa dos povos indígenas (a favor e contra a homologação em área contínua da Raposa/Serra do Sol), para saber da programação alusiva ao Dia do Índio.

A informação repassada foi que os presidentes da Sodiurr (Sociedade de Defesa dos Índios do Norte de Roraima), Alidcirr (Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de RR) e Arikom - Associação Regional Indígena dos rios Kinô, Cotingo e Monte Roraima -, foram na sexta-feira com destino à região de São Marcos e Vila do Contão.

Eles viajaram acompanhados de cerca de 20 tuxauas. Segundo a informação repassada por uma atendente, o motivo da viagem ao Contão seria uma reunião que aconteceu sábado e domingo, segundo ela, para discutir a fiscalização no local.

Segundo uma moradora da vila que atendeu ao telefone público da localidade, a reunião estava acontecendo e ficava a três quilômetros, e não tinha como deslocar ninguém para lá.

CIR - A assessoria de comunicação do CIR (Conselho Indígena de Roraima) informou que não tem nada programado para Roraima. O movimento da ONG está concentrado em Brasília, no acampamento "Terra Livre", em frente ao Palácio da Justiça, na Esplanada dos Ministérios.

O principal objetivo da manifestação é o de cobrar do presidente Lula a assinatura do decreto de homologação da terra indígena Raposa/Serra do Sol. As lideranças ficam acampadas até hoje. Como o presidente Lula da Silva pediu 15 dias para pensar sobre o assunto, os organizadores vão reavaliar o movimento hoje para saber os rumos a serem tomados.

Segundo a assessoria, lideranças do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Amazonas e Roraima estão acampadas. A delegação de Roraima é composta por 20 índios pertencentes aos povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Wai Wai e Yanomâmi. (R.L)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.