VOLTAR

Dia do Índio é marcado por visitas virtuais a aldeias, especial na TV e mais atrações

O Globo, Segundo Caderno, Rio Show, p. 2
19 de Abr de 2021

Dia do Índio é marcado por visitas virtuais a aldeias, especial na TV e mais atrações
Celebrada desde 1940, data inspira homenagens e programação cultural com novas produções na televisão e no streaming

O Globo
19/04/2021

Desde 1940, em todo o continente americano, o Dia do índio é comemorado em 19 de abril, data em que foi realizado, no México, o 1o Congresso Indigenista Interamericano. No Brasil, a primeira comemoração se deu em 19 de abril de 1944, com a promulgação do decreto-lei 5.540 de 2 de junho de 1943, pelo presidente Getúlio Vargas.
A data é lembrada nesta segunda-feira (19/4) por meio de atrações gratuitas na internet e na televisão, de visitas virtuais a aldeias, passando por podcasts e documentários novos, a programas especiais com líderes como Ailton Krenak. Veja a lista abaixo.

'Falas da terra'
Mais do que celebrar, é preciso resistir. Esta é a principal mensagem que o especial "Falas da Terra" levará ao espectador quando for exibido nesta segunda-feira (19/4), na TV Globo, logo após o "BBB". Com 21 depoimentos, o programa vai usar o Dia do Índio para mostrar a história de vida e de lutas de povos que deram origem ao Brasil.

Podcast sobre o Xingu
Primeira grande terra indígena demarcada no Brasil, o Parque Indígena do Xingu completou 60 anos na última quarta-feira. Para relembrar a história de sua fundação e apontar os desafios que a região enfrenta hoje, o Instituto Moreira Salles acaba de lançar o podcast "Xingu: terra marcada". Com depoimentos de antropólogos, pesquisadores e líderes indígenas, os cinco episódios do programa estão disponíveis no site da Rádio Batuta, a rádio de internet do IMS, e no Spotify, entre outras plataformas de podcasts.

Visita a aldeia sem sair de casa
Com acesso virtual e gratuito, o projeto "Aldeia360" propõe uma visita à terra indígena de Jaraguá, no noroeste da cidade de São Paulo. Num ambiente tão marcado por concreto e paisagens urbanas, no Pico do Jaraguá, um ponto turístico, estão mais de mil indígenas Guarani Mbya.
Programas especiais
Durante todo o mês de abril, o site do SescTV vem apresentando séries e documentários relacionados à causa indígena. As produções propõem uma reflexão sobre esses povos, suas necessidades e sua importância no desenvolvimento do país. Destaque para o documentário inédito "Kunhangue Arandu - A sabedoria das mulheres", de Cristina Flória e Alberto Alvares, disponível a partir desta segunda-feira (19/4), com acesso gratuito.

Documentário
Exibido em março no Festival de Berlim e também no É Tudo Verdade, o filme "A última floresta", de Luiz Bolognesi, sobre um grupo Yanomami isolado, é tema de debate nesta segunda-feira (19/4), às 19h30, no YouTube do Instituto Socioambiental. Bolognesi participa do bate-papo com três líderes indígenas: o xamã e roteirista do filme Davi Kopenawa, Sonia Guajajara e o ambientalista e escritor Ailton Krenak.

O Globo, 19/04/2021, Segundo Caderno, Rio Show, p. 2.

https://oglobo.globo.com/rioshow/dia-do-indio-marcado-por-visitas-virtu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.