VOLTAR

Dia do Índio é comemorado com diversas atividades

Gazeta do Povo-Curitiba-PR
Autor: OSMAR NUNES E FABIULA WURMEISTER
20 de Abr de 2002

Estátua aos xetás foi reinaugurada em Umuarama

Diversas atividades em todo estado comemoraram ontem o Dia do Índio. Em Umuarama, Noroeste do estado, foi reinaugurada a estátua em homenagem aos índios Xetás, no Bosque do Índio. Uma das nove sobreviventes da tribo, Rosa Maria Tiguá Brasil, 52 anos, participou da solenidade ao lado do caingangue Luiz Salvador Kabom e da guarani Anastácia Vilaua.

Cerca de mil estudantes das escolas municipais foram levados até o bosque para participar das atividades que se iniciaram-se às 9 horas e foram encerradas à noite. O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, disse que está reforçando o pedido indígena para que os nove últimos xetás puros e os 28 descendentes sejam reagrupados num assentamento perto de Umuarama, a região onde a tribo foi descoberta na década de 40 e acabou praticamente extinta menos de 20 anos depois.

A Associação dos Gerentes de Alimentos e Bebidas da Costa Oeste (Agabco) e a Secretaria de Cultura de Foz do Iguaçu promoveram a primeira mostra gastronômica indígena. A intenção da organização do evento foi divulgar aspectos da cultura de diversas tribos do Paraguai e do Brasil. Índios das tribos paraguaias aché Huachapuí, m'bya guarani, maca e os avá-guarani da aldeia de Santa Rosa do Ocoí, a 65 quilômetros de Foz do Iguaçu, a 65 quilômetros de Foz, participaram de atividades durante todo o dia.

Até domingo, os índios avá-guarani estão cobrando ingresso dos interessados - a maioria estudantes da região - em conhecer a reserva que hoje abriga 30 famílias. A idéia faz parte da Semana Cultural Indígena promovida pela prefeitura de São Miguel do Iguaçu. Durante o passeio, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os costumes e as condições em que vivem os índios.

Nesta segunda-feira, a Assembléia Legislativa do Paraná vai promover uma homenagem aos índios. Lideranças INDÍGENAS e autoridades eclesiásticas - que lembrarão que o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB deste ano tem como tema a questão indígena - terão espaço aberto na tribuna da casa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.