VOLTAR

Dia do Índio é alvo de palestras e exposições no Amazonas Shopping Cultura

Jornal do Commercio-Manaus-AM
Autor: Marcos Figueira
16 de Abr de 2004

Os manifestos em homenagem aos povos indígenas em vários estados brasileiros demonstram a importância para reavivar o diálogo entre índios e não índios, além de estimular a reflexão sobre a situação destes povos e definir estratégias para melhorar suas condições de vida.

Neste contexto, o Governo do Estado do Amazonas por meio da Fepi (Fundação Estadual de Políticas Indigenistas), órgão vinculado a SDS (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) dá continuidade a Semana dos Povos Indígenas que encerrará com uma grande manifestação em praça pública. Também estão envolvidas na ação a Funai (Fundação Nacional do Índio), Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e lideranças representativas das diferentes etnias do Estado, comprometidas com a questão indígena.

Desde o início do mês, a programação tem contado com palestras e exposições de fotografias e artefatos de várias etnias. Ontem, no auditório do Cepan, na sede da Seduc, aconteceu a palestra com o tema sobre a "Educação Indígena: política pública de inclusão no Ensino Superior e Profissionalizante".

No decorrer do evento foram realizados trabalhos em grupo e, no final da plenária foi aprovado documento que servirá de base de discussão para as futuras conquistas das etnias. De acordo com a coordenação da Fepi, a revisão da educação dos povos indígenas se faz necessário e, é de fundamental importância que se discuta junto com as escolas particulares e universidades o papel dessas instituições na questão indígena.

Outro dado que tem sido colocado como bandeira de luta da fundação é a organização social de todas as comunidades indígenas do Estado.

Programação variada mostra toda a riqueza das etnias do Amazonas

A arte dos povos indígenas da Amazônia sempre foi um misto de segredos, mistérios e curiosidades, além de estudos de especialistas no sentido de preservar essa cultura milenar e suas manifestações e utensílios artísticos.

Esta é a arte que está em exposição na praça central do Amazonas Shopping, até o dia 19, de 10h às 19h, quando é comemorado o dia nacional do índio. Toda a simbologia viva das etnias amazônicas, em especial do Amazonas estão sendo mostradas através de fotografias, grafismos, desenhos, publicações literárias de autores indígenas e artesanatos.

A coordenação da Fepi adianta que todas as manifestações que estão sendo mostrada durante a Semana dos Povos Indígenas estão fundamentadas numa forma de interagir com a sociedade para que os índios sejam reconhecidos como organização social.

A novidade deste ano será a presença de índios de diversas etnias que todas às noites estão transmitindo para os visitantes, por meio da sua tradição oral, contos de mitologia indígena dos Tukano, Tikuna, Xavante, Sateré Mawé, Bakairi e Dessano.

Hoje, a apresentação fica por conta dos cantores Witigutucumi, do grupo Bayaru (Dessanos) e o grupos de danças Japurutu Waupés (Tarianos) e dança do Cariçu.
Amanhã, a cantora Claudia Tikuna faz uma apresentação especial mostrando canções em seu dialéto, acompanhada dos grupos Nhan-bé(Sateré-Mawé), dança da tucandeira e dança tikuna.

No final de semana outros grupos de música e dança farão apresentação e na segunda-feira, dia 19 acontece uma grande manifestação pública com a presença de indígenas de todas as etnias que estão participando da semana, através de uma passeata que saíra às 16h, da praça Dom Pedro I (antiga prefeitura) e chegada na praça do Congresso.

Durante a programação será feita homenagem aos povos indígenas de todas as etnias do Amazonas e apresentação do grupo musical Raízes Caboclas.

Fundação implementa projetos de valorização

Com base na política do governo do Estado, uma nova fase se iniciou para os povos indígenas implementada pelo etnodesenvolvimento das etnias em todos os setores da saúde, educação e cultura.

A Fepi foi criada para intensificar o trabalho das políticas indígenas tendo como base de apoio dessa política indiginista a missão de realizar parceria com o Programa Zona Franca Verde, por meio de implementação de projetos de valorização étnica e de resgate da tradição cultural acumulada pelos índios durante anos.

Na declaração de princípios do novo indigenismo no Amazonas do governo está escrito que será promovido a participação efetiva das mulheres indígenas nas decisões das políticas públicas, fortalecendo suas organizações sociais e a garantia ao acesso da criança indígena às ações dessa mesma política.

Uma das prioridades da fundação é fortalecer e proteger o conhecimento tradicional.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.