VOLTAR

Dia do Engenheiro Florestal é comemorado com apoio do IEF

IEF - www.ief.mg.gov.br
09 de jul de 2009

Acontece na próxima segunda-feira (13) um ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Engenheiro Florestal, realizada pela Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais (SMEF), com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Governo de Minas. O evento será na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Belo Horizonte, com entrada gratuita, mediante inscrição pelo telefone (31) 3337-4515.

As atividades acontecem das 17h30 às 23h, com o tema "Desenvolvimento Florestal Sustentável". As palestras irão abordar assuntos como reflorestamento e contribuição da silvicultura para o desenvolvimento, e serão seguidas de debates. Outro destaque será a homenagem aos 65 anos do Parque Estadual do Rio Doce, primeira unidade de conservação estadual criada em Minas Gerais, em 1944. O encerramento do evento ocorrerá com presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.

O diretor de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do IEF, Eduardo Martins, será um dos palestrantes. Ele apresentará o tema 'Reflorestamento e Reposição Florestal em Minas Gerais'. Segundo o diretor, serão discutidas questões sobre como o reflorestamento é utilizado para atender aos mecanismos legais de reposição florestal. "Aqueles que consomem as florestas, que utilizam madeira como forma comercial ou para obtenção de energia, são obrigados, por lei, a cumprirem a reposição florestal", explica Eduardo Martins.

O diretor destaca, ainda, que esses eventos que discutem o desenvolvimento sustentável de florestas são muito importantes por colocarem em evidência as alternativas para o uso de florestas. "Essas discussões são relevantes, não apenas para salvar nossas florestas, mas também para a proteção da biodiversidade, que é fundamental para a sobrevivência do ser humano", completa o diretor.

O Dia do Engenheiro Florestal é dia 12 de julho e foi instituído pela importância deste profissional para a conservação da natureza. É o Engenheiro Florestal quem pesquisa e planeja a exploração dos recursos florestais, buscando o meio adequado e mais racional de aproveitá-los, com o menor risco para o meio ambiente. Ele trabalha não só com preservação, mas com a recuperação de recursos naturais degradados.

Serviço

Evento: Dia do Engenheiro Florestal
Data: 13/07/2009
Horário: 17h30 às 23h
Local: Sede do CREA-MG (Av. Álvares Cabral, 1.600 - Santo Agostinho - 6o andar).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.