VOLTAR

Devastação tem aumentado nos últimos anos, diz líder indígena

24 Horas News-Cuiabá-MT
06 de Abr de 2006

"Nos últimos anos, a devastação tem aumentado espetacularmente. Foi duplicada. A situação é insustentável" - afirma o líder enawene nawe Marikeroseene no documento da Survival International, utilizado no documento final do Via Campesina. O texto informa que a Espanha, segundo importador europeu de soja, importa cerca de 6 mil toneladas do Brasil (67% de toda a soja importada anualmente), sendo que 600 toneladas são farinha de soja brasileira (18%), segundo dados publicados pela Eurostat.

A ONG Survival International organizou uma campanha, dirigida ao governo brasileiro, para que cesse esta situação. Quem puder, escreva uma carta, um fax ou mande um e-mail às autoridades brasileiras. "Estou muito preocupado/a com o futuro da tribo Enawene Nawe do Estado do Mato Grosso. Suas terras ancestrais na área de Rio Preto estão sendo devastadas a passos largos" - diz diretor da Survival, Stephen Corry .

"A devastação e o uso de pesticidas contaminarão e envenenarão muito rapidamente o Rio Preto, do qual dependem os índios para o seu pescado, o que é uma parte fundamental de sua dieta. Para salvar esta área é essencial que a Funai envie uma equipe técnica para traçar o mapa da região e para que seja, urgentemente, demarcada. Queremos que seja realizada, imediatamente, a demarcação da área do Rio Preto, antes que seja demasiado tarde" - conclui.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.