VOLTAR

Desocupação do Parque Indígena do Araguaia pode estar próxima

Jornal O Porantim (Brasília - DF)
Autor: Noeci Carvalho Messias
31 de ago de 1999

"As atividades agropecuárias de 210 fazendeiros na Ilha do Bananal podem estar com os dias contados. O Ministério Público no Tocantins ajuizou no dia 28 de julho uma ação civil pública junto à Vara da Seção Judiciária daquele Estado, com pedido de liminar, para a retirada dos pecuaristas e para a extrusão do gado do Parque Indígena do Araguaia." Recursos para a implementação do Praque oriundos de compensação ambiental já foram negociados, bem como benefícios para os indígenas da Ilha. Deverá ser implementado ainda um programa de auto-sustentabilidade para a Ilha.
A matéria trata também de uma reunião realizada na Barreira do Jaraguá entre representantes da Funai, do Ministério Público, do Cimi e de povos indígenas, na qual estes declararam-se contra as políticas paternalistas do governo por estas os terem tornado dependentes e mais distantes de seu modo de vida.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.