VOLTAR

Desmatamento aumenta ameaças contra indígenas isolados, diz sertanista ao Programa Bem Viver

Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br
21 de Fev de 2022

Desmatamento aumenta ameaças contra indígenas isolados, diz sertanista ao Programa Bem Viver
Sobrevivência de populações isoladas depende de um conjunto de políticas pública, que vem sendo desmontadas

Da Redação
21 de Fevereiro de 2022

Os povos indígenas isolados, aqueles que optaram por não manter contato com a sociedade não indígena, estão cada vez mais ameaçados pelo avanço do desmatamento, em especial na região da Amazônia. A sobrevivência dessas populações depende de um conjunto de políticas pública, que vem sendo desmontadas ano a ano no país, segundo avaliação do sertanista Wellington Figueiredo, especialista na defesa de povos isolados.
Figueiredo, que foi um dos primeiros profissionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) a ter contato com comunidades isoladas, conversou com a edição de hoje (21) do Programa Bem Viver e lamentou que a situação desses povos desperte pouca empatia na opinião pública.
Aos 70 anos, o sertanista esteve na linha de frente de dezenas de expedições que estabeleceram contato com povos habituados a viver de maneira autônoma na floresta. Ele também contribuiu com a criação da Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato, vinculado à Funai, que iniciou as atividades em 2003.
De lá para cá, a política do órgão mudou e o contato passou a ser feito apenas quando há risco ou ameaças para essas populações.
A maioria dos povos isolados do país vive na região oeste do estado do Amazonas, área reconhecida como a com maior concentração de comunidades isoladas do planeta. Dos 26 povos que habitam a Terra Indígena Vale do Javari, por exemplo, 19 deles vivem em isolamento voluntário, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

Sintonize
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

https://www.brasildefato.com.br/2022/02/21/desmatamento-aumenta-ameacas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.