VOLTAR

Desertos armazenam grande quantidade de carbono

O Globo, Ciência, p. 23
07 de Abr de 2014

Desertos armazenam grande quantidade de carbono
Ecossistemas áridos e semiáridos podem ser fundamentais para amenizar o aquecimento global

RIO - Um estudo da Universidade Estadual de Washington (WSU), nos Estados Unidos, mostra que regiões áridas, que ocupam quase metade da superfície terrestre do planeta, capturam uma quantidade de carbono muito maior do que se acreditava. Ao armazenarem o gás-estufa, ecossistemas desérticos contribuem para amenizar o aquecimento global. A pesquisa foi realizada ao longo de dez anos a partir da análise de uma amostra de solo e de plantas do Deserto de Mojave, na Califórnia. Estas zonas da Terra podem, no futuro, tirar da atmosfera o equivalente a 8% das atuais emissões de CO2.
A descoberta permite que os cientistas tenham uma melhor noção da quantidade de carbono armazenado na superfície terrestre.
- O estudo mostra a importância dos ecossistemas áridos - explica R. Dave Evans, professor de Ciências Biológicas da WSU, que publicou os resultados na revista "Nature Climate Change". - Eles são um grande absorvedor de CO2. Não conseguem tirar todo o gás que está presente na atmosfera, mas certamente ajudam.
A porção de terra coletada em Mojave foi submetida ao nível de CO2 que, acredita-se, ocorrerá no local em 2050. Dez anos depois do início do experimento, os pesquisadores analisaram novamente aquele solo e suas plantas. Escavaram até um metro de profundidade e viram a quantidade de carbono absorvida naquela região.
As zonas de cobertura florestal têm mais matéria orgânica e mantêm mais carbono. Mas, como as porções áridas do planeta são muito maiores, elas podem ter um poder descomunal sobre a quantidade de gases-estufa apreendida na atmosfera e, também, em quanto a terra pode aquecer nas próximas décadas.

O Globo, 07/04/2014, Ciência, p. 23

http://oglobo.globo.com/ciencia/desertos-armazenam-grande-quantidade-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.