VOLTAR

Desenhos Yanomami estão no acervo do Museu Nacional de Belas Artes

Brasil Norte-Boa Vista-RR
30 de Jan de 2005

Quatro desenhos de Orlando Wakatautheri, produzidos em 1975, ganharam espaço no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (MNBA), que reúne cerca de 15 mil obras e é considerado a instituição com a maior e melhor coleção de artes do País, a partir do século XIX.
Os trabalhos de Orlando foram coletados pelo padre João Saffírio, da Missão Catrimani (Roraima), em 1976, e passaram, mais tarde, a integrar a coleção da fotógrafa Cláudia Andujar, uma das fundadoras da CCPY, que, recentemente, os doou ao MNBA, segundo informações da Comissão Pró-Yanomami,CCPY.
Cada um dos desenhos de Orlando Wakatautheri mede 49 cm por 33 cm e foi produzido a lápis de cor sobre papel. Antes de entrarem no acervo do MNBA, os desenhos foram expostos em 2004 na mostra "Trama Espiritual da Arte Brasileira", no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, pelo curador Paulo Herkenhoff, e no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
Orlando Wakathautheri faleceu em março de 1977, como tantos outros Yanomami na época, vítima de uma epidemia de sarampo, uma das muitas e nefastas conseqüências da abertura de um trecho da BR-210 (1973-1976), a rodovia Perimetral Norte que cortou a porção sudeste da Terra Indígena Yanomami como parte do Plano de Integração Nacional do governo brasileiro, e que há muito foi tragado pela floresta.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.