VOLTAR

Descubra agora o incrível Parque Estadual do Mendanha

Meio Ambiente Rio - http://meioambienterio.com
01 de Set de 2015

Criado pelo Decreto Estadual no 44.342, de 22 de agosto de 2013, com uma área de 4.398,10 hectares em partes dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Mesquita.

A criação deste parque propicia que o terceiro maciço rochoso da região metropolitana esteja sob regime de proteção integral, formando com o Parque Estadual da Pedra Branca e o Parque Nacional da Tijuca um mosaico de unidades de conservação.

Sua criação visa assegurar a proteção do ambiente natural, das paisagens de grande beleza cênica e dos sistemas geo-hidrológicos da região, que abrigam, em área densamente florestada, espécies biológicas raras e ameaçadas de extinção, bem como chaminés vulcânicas e nascentes de inúmeros cursos de água contribuintes do Rio Guandu, que abastece de água os municípios do Rio de Janeiro e da região do Grande Rio, incluindo ainda a recuperação das áreas degradadas ali existentes.

O Maciço do Gericinó/Mendanha foi declarado como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1992.

O parque ainda não tem sede.

Endereço: (provisório, para atendimento administrativo)
Gerência das Unidades de Conservação de Proteção Integral (Gepro)
Av. Venezuela, 110 sala 315 - Saúde - Rio -RJ
Tel.: (21) 2332-5516
Horário: das 9 às 18h
E-mail: pem@inea.rj.gov.br

Adote a Conduta Consciente
Informe-se sobre normas e regulamentos dos locais que vai visitar.
Caminhe somente pelas trilhas; atalhos são perigosos e degradam o ambiente.
Deixe cada coisa em seu lugar; não risque pedras ou troncos de árvores.
Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies.
Não faça fogueiras.
Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta.
Leve materiais de primeiros socorros.
Informe às autoridades em caso de acidente.

Ao ar livre
Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural, por isto são atividades permitidas no interior dos parques.
E sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos. Saiba mais.
É bom lembrar também que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais!

http://meioambienterio.com/2015/09/8480/descubra-agora-o-incrivel-parqu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.