VOLTAR

Descoberto primeiro dinossauro da Amazonia

O Globo, Ciencia e Vida, p.28
16 de Jan de 2004

Descoberto primeiro dinossauro da AmazôniaRoberta JansenHá cerca de 100 milhões de anos, uma região hoje coberta pela floresta amazônica era ocupada por vastas planícies alagadas. Os animais que viviam nesse ecossistema também eram muito diferentes dos encontrados por lá atualmente. Dinossauros que alcançavam até dez metros de comprimento dominavam a paisagem, como se conseguiu demonstrar pela primeira vez, depois de quase 40 anos de buscas na região. O estudo de cerca de 100 fragmentos ósseos fossilizados encontrados em Itapecuru-mirim, a 120 quilômetros de São Luis, no Maranhão, na primeira metade da década de 90, confirma que pertenciam a um herbívoro da família dos saurópodes que viveu entre 100 milhões e 110 milhões de anos atrás. E revelaram mais: trata-se de uma nova espécie, batizada pelos cientistas de Amazonsaurus maranhensis , o primeiro dinossauro descrito na Amazônia. A descoberta é considerada especial porque, devido ao clima úmido (não propício à conservação de ossos) é difícil encontrar fósseis na Amazônia. O estudo foi publicado na revista holandesa "Cretaceous Research" por Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Avilla, da UFRJ, e pelo argentino Leonardo Salgado, da Universidade Nacional de Comahue. Uma réplica do animal foi apresentada ontem. - De certa forma é como se tivéssemos conseguido realizar a ficção de Conan Doyle - contou Carvalho, referindo-se a "O mundo perdido", sobre um grupo de cientistas que descobre dinossauros vivos na Amazônia. - Bem, ele não estava vivo, mas é um dinossauro. O animal descoberto pelos cientistas é o mais antigo saurópode já encontrado no Brasil. Estima-se que ele pesasse cerca de dez toneladas e tivesse dez metros de comprimento. Para sustentar toda essa estrutura, os saurópodes tinham uma coluna com grandes e altos espinhos duplos. No caso do Amazonsaurus , os espinhos eram únicos, o que caracterizou uma nova espécie. - Apesar de grandes, esses animais eram extremamente leves porque seus ossos eram porosos - disse Leonardo Avilla. Na mesma camada de solo em que foram encontrados os ossos do Amazonsaurus , os cientistas descobriram também fósseis de tartarugas, moluscos e peixes, além de um dente de um dinossauro carnívoro da família dos terópodes. Os achados deram aos especialistas a chance de ter uma boa noção da fauna da época na região. - Os achados revelam que a fauna era similar à do norte da África na época - disse Avilla. Isso ocorre porque, de acordo com as teorias mais aceitas, foi justamente há 100 milhões de anos que o Oceano Atlântico começou a se formar, afastando os dois continentes e tornando o clima da região mais úmido.

O sonho de uma vidaOs fósseis do Amazonsaurus maranhensis foram descobertos entre 1990 e 1996 nas margens do Rio Itapecuru por cientistas liderados por Cândido Simões Ferreira, um dos maiores nomes da paleontologia brasileira, que começou a fazer escavações na Amazônia ainda na década de 50. Aos 84 anos, Simões chorou ontem ao ver confirmada a tese que defendeu ao longo de toda a vida: a de que existiram dinossauros na Amazônia. - Eu estou muito emocionado - se desculpou, em meio às lágrimas, lembrando que achou o primeiro osso ao tropeçar nele.

O Globo, 16/01/2004, p. 28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.