VOLTAR

Desai apoia evento intercultural na Chapada dos Veadeiros

Funasa - www.funasa.gov.br
18 de Ago de 2010

A equipe de saúde da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai/DF) de Brasília esteve presente no X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros no povoado de São Jorge/GO. Na oportunidade, diversos povos indígenas reuniram-se na Aldeia Multietnica, seguindo uma agenda de oficinas e atividades diversas como danças, teatro de bonecos, música e culinária, num ambiente de verdadeiro convívio intercultural.

Cerca de 200 indígenas das etnias Mebêngökre, Krahô, Yawalapiti, Dessana, Paresi, Kaiwá, Guarani, Fulni-ô e Kariri se fizeram presentes no local, sendo alojados em barracas e chalés. O evento teve o apoio dos Ministérios da Cultura, Justiça, Meio Ambiente, Petrobrás, Funai, Funasa e organismos internacionais que apóiam a questão indígena.

A equipe Multidisciplinar da Casai/DF realizou 361 procedimentos entre consultas médicas, consultas de enfermagem, medicação oral, intramuscular, curativos, terapia de reidratação oral, verificação de sinais vitais e outros procedimentos. A equipe foi constituída por um médico, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, dois motoristas, contando com o apoio de uma ambulância e uma caminhonete, e que foram acompanhados pela chefe da Casai/DF, Elenir Coroaia.

"O evento proporcionou tanto para os profissionais de saúde como para os participantes uma oportunidade de aproximação entre diversas etnias, que estão distantes no cotidiano, possibilitando assim terem contato com um universo plurietnico do país, além de um momento de reflexão sobre a valorização das culturas tradicionais e a mobilização para sua preservação", a chefe da Casai/DF.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=593

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.