VOLTAR

Derradeiro sacrifício

A Crítica(AM) - http://acritica.uol.com.br/
04 de Dez de 2010

Indígenas vão derramar o último suor nos jogos que vão valer o título

Domingo a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será palco de duas grandes batalhas entre tribos indígenas. Mas desta vez, as únicas gotas que serão derramadas nesta "guerra" são as de suor dos atletas. Após dois meses de confrontos emocionantes, sob sol e chuva, a categoria indígena do Peladão conhecerá os campeões de sua sexta edição.

A festa começa as 9 horas, com o jogo entre as guerreiras do Indígena Manaós e Kokama Futebol Clube. Para chegar até a grande final, as duas equipes superaram grandes obstáculos no último final de semana. O Kokama precisou "passar por cima", da Associação Esportiva Perdigão, campeã da última edição do torneio. Em um jogo tenso e cheio de bolas na trave, as meninas Kokamas venceram por 3 a 2. Já o Indígena Manaós, que reúne Barés, Muras e Saterés, começou o campeonato desacreditado, mas foi crescendo.

No domingo passado, após o empate por 1 a 1 no tempo normal com o Hywi, as equipes decidiram a vaga nos pênaltis. Após sete cobranças, a equipe de amarelo venceu por 4 a 3 e marcou posição na batalha final, o último ritual indígena na temporada 2010 do Peladão Verde.

Rainhas e Guerreiros

Às 10 horas acontece uma disputa paralela. Serão escolhidos os vencedores do concurso de Rainha e Guerreiro Indígena. São 19 candidatas que disputam o posto de musa da categoria e, pela primeira vez, 10 candidatos concorrem para ser o Guerreiro da competição. Além dos concursos, a organização promoverá o Natal das Crianças, com entrega de presentes para aproximadamente 100 curumins. Após a escolha da mais bela e do mais simpático das tribos, acontece o jogo entre Hywi Wató e Waty'Ama, pela final da categoria masculina, por volta das 11 horas.

Os confrontos das semifinais masculinas também foram recheados de emoção. O Waty'Ama atropelou o Karawara por 3 a 0. "Apesar do placar foi um jogo muito difícil. Mas confio muito nos meus jogadores e sei que eles podem conseguir este título", afirma o técnico do Waty'Ama, Alair dos Santos.

Já o Hiwy Wató precisou superar outro ex-campeão, o Kokama, por 2 a 0. "Lutamos para chegar e queremos o título", afirmou o técnico Nilson Mura.

Em números

29 equipes disputaram o Peladão Indígena neste ano.

Foram 19 equipes no masculino e 10 no feminino, um recorde na competição.

Em 2010 todas as equipes receberam uniformes da Prefeitura Municipal de Manaus, por meio de uma parceria com a Semdej.

http://acritica.uol.com.br/craque/Futebol-Peladao-Peladao_2010_0_383961…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.