Folha BV- http://folhabv.com.br
02 de Nov de 2016
Deputados estaduais membros da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural estarão nesta quarta-feira, dia 02, na região Sul do Estado, mediando o conflito entre agricultores e índios da etnia Waimiri-Atroari, na Vila do Equador, no Município de Rorainópolis, a 280 km de Boa Vista. A denúncia de que os índios estão ocupando áreas dos produtores rurais tituladas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi feita pela Folha e motivou o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), a sugerir a visita técnica.
Os deputados Zé Galeto (PRP) e Gabriel Picanço (PRB), presidente e membro da Comissão, respectivamente, estarão na área em conflito para apurar o que está motivando o problema. "Soubemos que está havendo um desentendimento entre agricultores e os indígenas Waimiri-Atroari. Recebemos a sugestão do presidente da Casa, que entendeu que seria melhor que a comissão fosse até o local. E eu, como presidente da Comissão de Agricultura, junto com o Gabriel, vamos saber o que está acontecendo. Tudo o que sabemos hoje é por meio do jornal", disse Zé Galeto.
O parlamentar disse que somente depois dessa visita será possível fazer um diagnóstico da real situação. "É preciso que tanto os agricultores e índios tenham seus direitos respeitados. Só podemos dizer o que está acontecendo, de fato, depois de constatar in loco. Daí saberemos qual a posição que a Assembleia Legislativa vai tomar".
Segundo os noticiários, o conflito gira em torno da terra. Agricultores e índios afirmam ter documentos que comprovam a posse das áreas em litígio. Os indígenas argumentam que as terras pertencem aos índios Pirititi, etnia recém-descoberta pela Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com informações extraoficiais, os índios já teriam ocupado parte significativa dos lotes e até interditado a única estrada que dá acesso a essas propriedades que os agricultores alegam ser deles.
http://folhabv.com.br/noticia/Deputados-vao-mediar-conflito-entre-indio…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.