VOLTAR

Deputados questionam redução de verbas para o Sivam

Agência Câmara-Brasília-DF
01 de Dez de 2003

Os cortes de recursos do Governo que atrasaram o cronograma de implantação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) serão debatidos em audiência pública nesta quarta-feira (3) pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. A reunião foi solicitada pela deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) e foram convidados para prestar esclarecimentos o presidente da Comissão de Organização do Projeto, brigadeiro-do-ar Ramon Borges Cardoso; o diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Hélio Madalena; o presidente da Raytheon do Brasil, Gregory Vuksich; além de representantes dos ministérios do Planejamento e da Defesa.

Em maio, o brigadeiro Cardoso participou de audiência pública na Comissão da Amazônia e de Desenvolvimento Regional onde garantiu que falta pouco para a conclusão do projeto, que custou cerca de 1,5 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 4,5 bilhões). Ele afirmou que radares, plataformas e estações de comunicação de satélites já funcionam, mas falta a integração de todo o sistema aos centros regionais: Manaus, Porto Velho e Belém.

O brigadeiro informou que a conclusão do projeto estava dependendo apenas da liberação de recursos contingenciados. Cardoso comparou o SIVAM a uma Ferrari de Fómula 1, sem as rodas. "Falta muito pouco, apenas 7% para poder conclui-lo, mas os 93% restantes não funcionam sem esses 7%".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.